RÁDIOS
Campo Grande, 20 de abril

Agraer entrega 274 toneladas de calcário para indígenas no sul de MS

Moradores da aldeia Guassuty, de etnia Guarani e Guarani-Kaiowá, receberam o produto para auxiliar a produção pelo Proacin

Por Nyelder Rodrigues
28/05/2022 • 11h00
Compartilhar

A aldeia indígena Guassuty, habitada pelas etnias Guarani e Guarani-Kaiowá, em Aral Moreira - cidade do sul do Estado -, recebeu da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) 274 toneladas de calcário dolomítico. A iniciativa integra as ações do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul (Proacin).

De acordo com o extensionista rural da Agraer de Aral Moreira, José dos Santos Bóia, a distribuição gratuita do calcário aos produtores indígenas busca corrigir a acidez e o pH do solo, visando a recuperação e conservação da terra da comunidade.

"Os resultados esperados são o aumento da produtividade e o fortalecimento da agricultura familiar", detalhou o técnico. Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento, Andressa Mioranza, a prefeitura oferecerá todo o suporte para que os agricultores indígenas possam preparar e corrigir o solo com a distribuição do calcário.

Já o coordenador regional da Agraer Ponta Porã, Antônio Carlos Peixoto de Oliveira, a entrega é "um auxílio importante para o agricultor indígena que muitas vezes não dispõe de recursos suficientes para investir na correção do solo". A entrega ocorreu em 18 e 19 maio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande