RÁDIOS
Campo Grande, 20 de abril

Baixa oferta de fertilizantes pode comprometer safra de grãos

Cerca de 85% dos insumos do Brasil são importados; produtores já sentem alta nos preços

Por Éder Campos/Giovanna Dauzacker
23/10/2021 • 11h15
Compartilhar

A produção brasileira de grãos deve registrar produtividade positiva nesta safra 2021/2022. No entanto, o preço dos insumos é um empecilho que tem atingido os produtores rurais.

Segundo o analista de mercado João Pedro Cuthi Dias, entrevistado do Programa CBN Agro deste sábado (23), cerca de 85% dos fertilizantes utilizados no Brasil são provenientes do mercado internacional, que tem enfrentado problemas neste ano, como o alto custo do dólar e do frete marítimo e a falta de produtos para a fabricação.

O cenário acende um alerta para a possibilidade da falta de insumos para a produção de cultivares. O ideal, segundo o analista, seria o país estimular soluções para diminuir a dependência de fertilizantes de fora, entre elas está a utilização de nitrogênio e potássio. Para isso, é necessário investir em pesquisa e fazer com elas cheguem até o produtor rural.

Confira a entrevista na íntegra:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande