RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

Caixa reduz juros do crédito imobiliário atrelado a poupança

Medida vai valer a partir de outubro para financiamentos de imóveis no banco

Por Rosana Siqueira
17/09/2021 • 09h00
Compartilhar

No meio de um ciclo de alta na taxa Selic e com os contratos de juros futuros já batendo os dois dígitos no médio prazo, a Caixa Econômica Federal anunciou a redução das taxas de juros do crédito imobiliário nesta quinta-feira (16).
As simulações com as novas condições estarão disponíveis no site da Caixa a partir de 4 de outubro, e as contratações poderão ser feitas a partir de 18 de outubro.

A linha de financiamento imobiliário com juros atrelados à remuneração da poupança, que vinha perdendo atratividade devido ao aumento da Selic, passará a contar com taxas a partir de 2,95% ao ano + rentabilidade da poupança, uma queda de 0,4 ponto percentual. A taxa mínima da Caixa para essa modalidade já estava em 3,35% ao ano mais variação da poupança.

Atualmente, a rentabilidade da poupança corresponde a 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial (TR), que se encontra zerada. Caso a Selic volte a superar 8,50% ao ano, a remuneração da caderneta passa a ser de 0,5% ao mês mais TR, ou 6,17% ao ano, sua rentabilidade máxima.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Caixa, com o corte, o banco passa a oferecer as melhores condições para a modalidade de crédito imobiliário atrelado à rentabilidade da poupança, com a menor taxa e o maior prazo do mercado (até 35 anos de pagamento e opção de carência de seis meses para início do pagamento das parcelas).

Encarecimento do crédito imobiliário
Recentemente, todos os bancos elevaram as taxas de juros de todas as modalidades de crédito imobiliário, inclusive a Caixa. Com isso, e com a alta da Selic - à qual a remuneração da poupança está atrelada atualmente -, a modalidade poupança perdeu atratividade frente às linhas prefixadas e corrigidas pela TR, modalidade mais tradicional de financiamento habitacional.

Já a linha corrigida pelo IPCA, oferecida somente pela Caixa, tem sido fortemente impactada pela recente escalada da inflação medida por este índice de preços, conforme já mostramos nesta matéria. Os juros desta modalidade, no entanto, não tiveram alterações anunciadas na tarde de hoje. Conheça todas as modalidades de financiamento imobiliário existentes no Brasil e veja as condições oferecidas em cada banco.

A Caixa alcançou a marca de R$ 300 bilhões em crédito imobiliário contratado e segue como o maior financiador da casa própria no país, com 67,1% de participação no mercado. A carteira de financiamento habitacional da instituição financeira tem um volume de R$ 534,6 bilhões e cerca de 5,8 milhões de contratos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande