RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

China suspende compras de carne de frango de frigorífico de MS

País asiático não divulgou motivos; Mapa apresentará informações técnicas para reverter decisão

Por Giovanna Dauzacker
31/01/2022 • 16h30
Compartilhar

A China suspendeu as compras de carne de frango do frigorífico Frango Bello, localizado em Itaquiraí, interior de Mato Grosso do Sul, e da unidade São Salvador Alimentos, que fica em Itaberaí, Goiás. Os motivos da medida, anunciada no domingo (30), não foram informados.

Segundo nota do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a área técnica discorda da decisão adotada pela autoridade sanitária do país asiático e “apresentará as informações técnicas para reverter a suspensão”.

O presidente da Associação dos Avicultores do Estado (Avimasul), Ederson Vicari, acredita que o problema será solucionado em breve, sem grandes impactos para a produção estadual.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nós acreditamos que as empresas, principalmente a de Mato Grosso do Sul, venha a trabalhar efetivamente na solução do problema que gerou isso, e quando for solucionado, eles fazem nova vistoria e voltam a aprovar. Nossa expectativa é essa, porque nós temos boa condição sanitária no Estado e provavelmente foi alguma questão contratual e há curto prazo não vai afetar nosso ciclo”.

Ele explica ainda que quebra de contrato não deve afetar os criadores da ave no Estado. “Na verdade, para o produtor em si não tem relação, porque as empresas já tem esse plano de produção e abate consolidado e o que essas unidades tem que fazer é procurar novas alternativas de mercado enquanto eles agilizam a solução dos problemas que causaram esse problema”.

O mercado chinês é o principal destino da proteína da ave sul-mato-grossense. Em 2021, foi responsável por 27,04% da receita das exportações, com a compra de 38,2 mil toneladas que totalizaram US$ 84,6 milhões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande