RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

Com estoques baixos, MS vai receber bolsas de sangue do Ceará

Situação está mais crítica para tipagens O+ e O-, segundo Hemosul

Por Giovanna Dauzacker
16/09/2021 • 16h28
Compartilhar

A quantidade de sangue disponível nos estoques do Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) está bem abaixo da ideal. A situação é crítica e há emergência absoluta para as tipagens O+ e O-. Com isso, o estado deve receber bolsas de sangue do Ceará nos próximos dias.

“São vários pacientes internados, principalmente da tipagem O+, e por isso a dificuldade desse abastecimento, já que eles estão usando muitas bolsas”, explica a responsável pela comunicação do Hemosul, Mayra Franceschi.

Segundo Mayra, o recebimento das bolsas do Ceará é um trabalho da coordenadoria do sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde. “Diariamente as hemoredes colocam os seus estoques no sistema da coordenadoria, e há então um remanejamento dos estados que estão com maior número de bolsas de determinada tipagem para os que estão precisando”.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda não há informações da quantidade nem da data exata para a chegada das bolsas. O abastecimento é comum em períodos de crise. Durante a pandemia, Mato Grosso do Sul já contribuiu com os estoques de São Paulo diversas vezes.

 

Doação

Mesmo com o recebimento de bolsas sanguíneas, doações dos sul-mato-grossenses, de qualquer tipagem, ainda são necessárias.  O Hemosul Coordenador, que fica na Av. Fernando Correa da Costa, 1.304, em Campo Grande.

Para doar, é preciso portar documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, não estar gripado, com doenças respiratórias ou com infecções; estar descansado, bem alimentado e hidratado e pesar no mínimo 55 quilos.

Os doadores que já foram vacinados têm que esperar o prazo que é de 48h para quem tomou a Coronavac e sete dias para quem foi vacinado com a Pfizer, ou Astrazeneca, ou Janssen.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande