RÁDIOS
Campo Grande, 20 de abril

Creme Catalão

Originário da Catalunha, prato é à base de leite, ovos e açúcar

Por Paulo Machado/ Ingrid Rocha
27/10/2021 • 11h00
Compartilhar

Originário da Catalunha, o creme queimado ou catalão é uma sobremesa à base de leite, ovos e açúcar.  Diz-se que durante o século XVI, nos conventos se cozinhava um creme de leite com consistência cremosa, que aos poucos se popularizou.  

O que o torna semelhante ao crème brûlée é a camada de caramelo que cobre a sobremesa.  Na parte Languedoc, cozinham para festejar o Dia dos Pais.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É uma sobremesa semelhante ao crème brûlée, porém é cozido em uma panela de cobre em temperatura média e depois flambado para formar o caramelo.

De origem francesa, esta sobremesa deriva de creme queimado.  Diz-se que durante o século XVII um chef francês acrescentou açúcar ao creme por engano. Quando a sobremesa foi assada, formou uma camada de caramelo.  A consistência cremosa e crocante encantou a todos e foi assim que a sobremesa se popularizou mundialmente. Atualmente existem várias versões da receita, algumas com café, chocolate ou chá. A diferença com o creme catalão é o processo de cozimento, o crème brûlée é cozido em banho-maria, o que lhe confere uma consistência delicada e elegante.


(Texto adaptado do site: Gourmet de México).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande