RÁDIOS
Campo Grande, 20 de abril

Doença rara atribuída à covid-19 causou morte de criança

Menina de 6 anos frequentava aula e foi diagnosticada com novo coronavírus em 30 de agosto

Por Rodolfo César/Giovanna Dauzacker
13/09/2021 • 14h31
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá divulgou nesta segunda-feira (13) que a doença que causou, tristemente, a morte de uma moradora da cidade de apenas 6 anos é de um tipo ainda raro e identificada como Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). O registro dela está atribuído a crianças que tiveram contato ou foram contaminadas pela covid-19. A manifestação dessa síndrome só ocorre de três a quatro semanas após a criança ter tido o contato com o vírus SARS-CoV-2.

A corumbaense de 6 anos que teve diagnóstico positivo para covid-19 no dia 30 de agosto faleceu no sábado (11) no Hospital Regional, em Campo Grande. Ela foi sepultada neste domingo (12) e o caso comoveu a cidade e a comunidade escolar. A menina estava matriculada na Escola Municipal Izabel Correa de Oliveira, que fica no bairro Popular Nova, e tem cerca de 1 mil alunos. A unidade de ensino teve as aulas suspensas no período da tarde desta segunda.

A criança não tinha manifestado sintomas comuns da covid-19. Ela estava frequentando a aula normalmente até o dia 25 de agosto. No dia 26, ela passou mal e os pais a levaram no Pronto-socorro Municipal, que fica na Santa Casa de Corumbá. O teste rápido deu negativo para covid-19. Na época, a menina tinha vômito, febre, dor de garganta e tinha convulsionado. Foi coletado material e o resultado positivo só saiu no dia 30 de agosto, após RT-PCR. Em 29 de agosto ela já tinha sido transferida para o Hospital Regional.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Educação divulgou que segue os protocolos de biossegurança elaborados conjuntamente com o Comitê Municipal de Retorno Gradual das Aulas Presenciais no Município de Corumbá (CRGAP). A criança não tinha sido afastada da aula porque não apresentava sintomas.

"A Secretaria Municipal de Educação também foi orientada a reforçar com os alunos, pais e responsáveis da Rede Municipal de Ensino (REME) sobre a importância da vacinação a partir dos 12 anos de idade e da realização da testagem em casos suspeitos com sintomas gripais nas Unidades Básicas de Saúde", divulgou a Secretaria de Educação em nota oficial emitida no começo da tarde desta segunda-feira (13).

O prefeito Marcelo Iunes (Podemos) fez manifestação pública nesta segunda por conta do caso. “Lamentamos profundamente o óbito desta criança, me solidarizo aos pais, familiares e amigos. Faço um apelo a toda população corumbaense: ainda não está autorizada pelo Ministério da Saúde a vacinação de crianças menores de 12 anos, mas há muita gente que já deveria ter ido se imunizar e ainda não foi”, afirmou o prefeito.

O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Corumbá (Simted-Corumbá) alega que as escolas municipais na cidade ainda não têm condições plenas de atuar com os procedimentos de biossegurança e pretende realizar visitas e ouvir da comunidade escolar ações que devem ser seguidas.

Conforme a Fiocruz, a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) passou a ser registrada inicialmente a partir de abril de 2020 na Europa, durante o pico da pandemia no continente. Desde 24 de julho do ano passado, a síndrome passou a ser monitorada, com informação compulsória a ser enviada para o Ministério da Saúde a partir de formulário padronizado.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande