RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

Em 5º no ranking mundial de produção de leite, Brasil ainda carece de infraestrutura

Presidente da Federação Mundial de Lácteos está em Mato Grosso do Sul e vai debater estratégias para elevar setor

Por Thais Cintra
27/10/2022 • 17h00
Compartilhar

O presidente da Federação Mundial de Lácteos (IDF), Piercristiano Brazzale, está em Campo Grande para tratar das perspectivas e tendências do setor leiteiro. A reunião de estratégias realizada nesta quinta-feira (27), trouxe informações sobre o papel dos laticínios em sistemas alimentares sustentáveis. 

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mostram que o Brasil está em 5º lugar no ranking internacional de produção de leite, sendo produzidos cerca de 34 bilhões de litros por ano. Brazzale destaca a potencialidade do estado para reverter o cenário atual, que remete à baixa produção. 

"Tem que ter a base científica para fazer isso, portanto tem que escolher a genética correta, pois aqui tem um clima subtropical, então não pode colocar vaca holandesa. Deve se analisar a raça de acordo com o ambiente. Aqui você tem muita terra e produtiva, e o custo de produção é realtivamente baixo", detaca o italiano. 

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o Mapa, o maior problema está na contagem de células somáticas no leite que afeta a qualidade do produto. Assim como citado pelo presidente da IDF, a falta de infraestrutura associada à logísitica também interfere na qualidade. 

"É claro que a logística do leite líquido é um problema, mas se você tem indústria para processar o leite aqui, não é um problema. Até 2030, vai faltar 20 mil toneladas de leite no mundo e o Brasil tem uma grande possibilidade de entrar nessa faixa de mercado. O país tem formas de melhorar a produção e existe possibilidade de o estado fortelecer o setor leiteiro, se houver mais políticas de incentivo ao produtor rural, aliado ao sistema de Integração, Lavoura, Pecuária, Floresta (ILPF)", afirma.

Conforme divulgado pela Federação da Agricultura ePecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), nos três primeiros meses de 2022 o volume de leite captado no estado com Inspeção Federal, foi de 43,8 milhões de litros, número 12,48% menor se comparado com o mesmo período do ano anterior, com total de 50 milhões de litros. 

Neste ano, o valor médio do leite pago ao produtor rural cresceu 14,55% de acordo com dados da Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). No primeiro trimestre de 2022 foi de R$ 1,96 por litro, sendo no mesmo período de 2021, R$ 1,71 por litro de leite.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande