RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

Ex-prefeito de Maracaju está entre presos em operação contra corrupção

Esquema que desviou R$23 milhões na gestão de Maurílio Azambuja é investigado pela polícia

Por Loraine França
22/09/2021 • 10h15
Compartilhar

O Dracco (Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul) prendeu nesta quarta-feira (22), o ex-prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja (MDB) e outras cinco pessoas investigadas por corrupção na prefeitura da cidade. Na lista de prisões está o ex-secretário de finanças do município, Lenilso Carvalho Antunes; Daiana Cristina Kuhn, ex-secretária Municipal de Administração; Iasmim Cristaldo Cardoso, que foi Diretora do Departamento de Tesouraria; Pedro Everson Amaral Pinto, dono da Tapeçaria Lobo, além do ex-assessor especial de Gabinete, Fernando Matinelli Sartori e Moisés Freitas.

As prisões ocorreram no âmbito da operação "Dark Money", que investiga desvio de R$23 milhões na prefeitura de Maracaju. Segundo a polícia, o esquema ocorreu na gestão 2019-2020 e envolveu desvio de dinheiro público para empresas que não têm ligação jurídica com o Executivo municipal. 

A investigação apurou que 600 lâminas de cheque foram repassadas para essas empresas e uma conta bancária de fachada foi aberta. Nessa conta, mais de 150 repasses foram feitos em menos de um ano, segundo a polícia.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dos repasses ilegais, não havia emissão de notas fiscais e os valores não eram submetidos a empenho de despesas, operações legais que devem ser observadas pelos entes públicos.

Os mandados são cumpridos em Maracaju, Corumbá, Ponta Porã e Campo Grande e, ainda, na cidade de Umuarama, no Paraná.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande