RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

Existe tempo certo para subir de cargo? Eberson Terra fala sobre crescimento de carreira

Segundo o colunista, a verdade é que o profissional nunca acha que está 100% apto para assumir um novo cargo

Por Karla Machado
15/08/2022 • 08h02
Compartilhar

Muitos profissionais se sentem estagnados nos mesmos cargos depois de passarem anos fazendo a mesma coisa, mas existe tempo certo para você subir de cargo na sua empresa? Na coluna CBN Carreiras desta segunda-feira (15), o Eberson Terra falou sobre crescimento de carreira.

Segundo o colunista, a verdade é que o profissional nunca acha que está 100% apto para assumir um novo cargo, porque nossa visão é sempre de receio de não dar conta do novo desafio. “Mas é completamente o contrário. Geralmente subir de cargo é apenas a coroação para o profissional que já atua com atribuições do cargo novo, ou seja, quem faz além do que o cargo atual. Se a gente pensar bem aquele profissional que se destaca é justamente pelo fato de tomar a frente, liderar o time na ausência do chefe e até tomar decisões que são boas para o negócio, pois já ganhou a confiança da liderança da empresa”, explica.

O profissional precisa passar por três grandes etapas para ser visto como pronto para assumir um novo desafio. A primeira etapa é a sua maturidade, ou seja, se o profissional tem inteligência emocional durante o trabalho. Essa maturidade abre a possibilidade para a segunda etapa, que é a confiança. O líder do profissional começa a ganhar confiança nele, passando a delegar atividades mais importantes pra ele ao invés dele mesmo executá-las. Aí a confiança abre caminho para a terceira etapa, que é a liberdade. Quando um chefe dá liberdade para o profissional tomar decisões, reunir o restante da equipe, dividir as tarefas ele já está pronto para assumir um novo cargo.

Confira a coluna na íntegra: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande