RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

"Fechado com Bolsonaro", diz Eduardo Riedel sobre palanque presidencial em MS

Tucano ignora Doria, critica indefinição da terceira via e confessa influência de Tereza Cristina na decisão

Por Nyelder Rodrigues
18/04/2022 • 17h22
Compartilhar

Uma aliança que vinha sendo bem desenhada e que se confirma nessa segunda-feira (18): Eduardo Riedel, ex-secretário estadual e candidato governista a sucessão de Reinaldo Azambuja (PSDB) vai apoiar, e receber o apoio, do presidente Jair Bolsonaro (PL). A "dobrada" Riedel/Bolsonaro foi confirmado pelo próprio pré-candidato ao Executivo sul-mato-grossense.

"Estou fechado com o Bolsonaro", disparou o ex-secretário de Infraestruta e, antes desse cargo, secretário de Governo. "Estou em um partido que até hoje não decidiu se tem [candidato à] presidente ou não tem. O centro [no caso, a terceira via] tem dificuldade em discutir um projeto para o país", completa Riedel, em evento de entrega de maquinários.

Conhecido por posições brandas e discursos mais mornos, Riedel hoje fugiu à regra e foi mais incisivo das declarações - talvez por não ser mais integrante do governo, e sim um pré-candidato mais "solto" e precisando "pisar mais firme" para mostrar a que veio.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Entre os projetos que aí estão eu coloco claramente minha posição pelo presidente Bolsonaro. Não tenho nenhum problema em colocar isso de maneira clara", frisa Eduardo, voltando novamente a reclamar da indefinição nacional tucana. "Perguntam se meu partido não vai ter candidato, eu respondo que não sei. Existe hoje uma indefinição.

Vale lembra que nas prévias tucanas entre os ex-governadores gaúcho e paulista, Eduardo Leite e João Doria, respectivamente, o PSDB sul-mato-grossense recebeu visita de ambos e acabou escolhendo por Leite. Porém, o gaúcho acabou derrotado. Ainda assim, ele renunciou ao cargo, assim como Doria, ambos de olho em uma disputa presidencial ou de vice.

ALINHAMENTO COM TEREZA

Durante a entrega de 363 maquinários agrícolas para os municípios de Mato Grosso do Sul, estiveram presentes ao menos cinco dezenas de prefeitos na Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer), em geral apoiadores de Riedel. 

Boa parte da bancada federal também esteve presente ao evento, assim como os deputados estaduais e o governador Reinaldo, além de ex-ministra da Agricultura e atual deputada federal, que busca a partir de 2023 ocupar cadeira no Senado, Tereza Cristina.

"A gente está colocando essa posição bem clara agora, até nesse alinhamento nosso com a Tereza. Nesse sentido, deixo nossas posições muito claras. Então, a gente vai caminhar nesse palanque com o presidente Bolsonaro por entender que essa plataforma de trabalho no país é a melhor hoje", afirma Riedel, revelando entrelinhas influência da ex-ministra.

"É muito gratificante que esse apoio chegue agora ao presidente Bolsonaro", responde Tereza à reportagem da CBN Campo Grande, ao ser questionada sobre a situação do aliado. Também questionada sobre uma possível conversa de ajuste com Riedel, ela desconversou. "Acho que veio naturalmente. O Riedel é produtor rural, sei da linha de pensamento dele".

Para Tereza, Riedel e Bolsonaro possuem afinidades nas linhas de atuação, entre elas a defesa da liberdade econômica e dos chamados valores de família. "Eu o conheço a muito tempo", disse Cristina, que é presidente regional do PP e um dos braços direitos de Bolsonaro. Tanto Tereza como Riedel indicam que o palanque deles será exclusive de Jair.

LISTA DE APOIOS 

O "fechamento" com Bolsonaro é firmado logo após especulações sobre o apoio de Riedel a outros nomes nacionais. Conforme apurado pela reportagem da CBN Campo Grande, havia um acordo para que outros presidenciáveis fossem admitidos na campanha governista, fechando assim um arco amplo de alianças em prol do ex-secretário, que ainda apresenta números tímidos.

Tal situação se assemelha a candidatura ao Senado do atual governador, que chegou a ser cogitada em março e deixada para ser decidida no início de abril, mas foi refurada no dia seguinte das declarações de Reinaldo sobre tal possibilidade. Em ambas as situações, Tereza se mostrou calma ao responder indagações sobre elas, mas mostrou contrariedade.

Após receberem os maquinários diversos, frutos de investimentos fechados em período que Tereza ainda era ministra e Riedel ainda braço forte do Governo do Estado, os prefeitos presentes no Cepaer tem mais um compromisso político nesta segunda-feira (18).

Todos vão, ao lado de Tereza, Riedel e Reinaldo, fazer um encontro de apoio à pré-candidatura de Eduardo Riedel. "A ação política mais importante é a de entrega e esse governo tem feito isso. Quem ganha é a população. Observamos que independente de sigla isso acontece, então se justifica esse apoio amplo", destaca Angelo Guerreiro, prefeito de Três Lagoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande