RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

Homem morre no Hospital Regional com suspeita de varíola dos macacos

Caso está sob investigação em um laboratório na UFRJ

Por Karla Machado
08/08/2022 • 09h25
Compartilhar

Um homem de 31 anos residente em Camapuã morreu no último sábado (5), no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul com suspeita de monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. O caso foi divulgado pelo Secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, na manhã desta segunda-feira (08). O rapaz foi encaminhado ao HRMS após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A vítima tinha histórico de uso de drogas e apresentava erupções na pele.

A primeira morte por varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul está sob investigação em um laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Coletamos o material e enviamos para o laboratório. A doença fica em média de três a quatro semanas no corpo, desde o início da doença que é uma febre muito forte até secar as feridas e, geralmente quando a doença para de manifestar no corpo é que nós recebemos o resultado com o diagnóstico final”, explica.

Conforme o titular da SES, o Estado não possui transmissão entre sul-mato-grossenses. Ou seja, todos os casos registrados tiveram contato com pacientes de fora. Até o momento, há oito casos confirmados, sendo sete em Campo Grande e um em Itaquiraí.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, apenas um óbito foi confirmado no fim de julho em um paciente de Uberlândia (MG). Mais de 2 mil casos da doença foram notificados em território brasileiro.

Transmissão

Brito explica que a doença é transmitida pelo contato. “Usando uma camisa, toalha, roupa de cama, ou através das gotículas pela saliva e relação sexual. Se existem feridas na boca, a doença também pode ser transmitida”, detalha.  

Contingência do Ministério da Saúde

O Centro de Operação de Emergências (COE) vai funcionar de segunda a sexta-feira presencialmente e nos finais de semana de forma virtual. Essa estrutura organizacional permite a análise de dados e informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergências em saúde pública. O atual surto de monkeypox representa emergência de saúde pública de importância internacional, segundo Vigilância em Saúde.

O Ministério da Saúde realizou recentemente a primeira reunião do Centro de Operação de Emergências (COE) para elaboração do Plano de Contingência contra o surto de Monkeypox no Brasil. Em MS são 11 casos em investigação da doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande