RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

Inicia vacinação de covid-19 em crianças de 3 a 5 anos na Capital

Público infantil pode se vacinar com a Coronavac em todas as unidades de saúde

Por Karla Machado
19/07/2022 • 12h56
Compartilhar

Iniciou na manhã desta terça-feira (19), em Campo Grande a vacinação contra covid-19 em crianças de 03 a 05 anos com o imunizante Coronavac. Ao todo, a cidade conta com 25.800 crianças nesta faixa etária e, no Estado, são 87 mil. Cidades como Três Lagoas e Corumbá iniciaram ainda ontem a vacinação. 

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), 48 unidades de saúde espalhadas pelas regiões urbanas Anhanduizinho, Lagoa, Segredo, Prosa, Centro, Bandeira e Imbirussu funcionarão entre 7h30 e 16h45 para a vacinação.

O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, esteve presente na manhã de hoje na Unidade de Saúde da Família do Jardim Itamaracá e falou da importância das crianças se vacinarem. “Nós não podemos ter uma geração de pais vacinados e os filhos desprotegidos. Então nós precisamos que os pais tragam seus filhos para se vacinarem, pois são elas que vão conviver nas creches, nas escolas e podem se tornar um agente transmissor. Já é comprovada a eficácia da vacina, estamos tendo casos leves da covid, com índice de letalidade oito vezes menor do que o ano passado”, disse.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pais e responsáveis devem ficar atentos à distribuição de senhas e precisam cadastrar a criança na página de vacinação (www.vacina.campogrande.ms.gov.br) antes de irem aos postos para agilizar o atendimento.

A superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo, afirma que a vacina não traz nenhum malefício para as crianças. “Toda vacina preconizada pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde é segura. Mesmo a vacina da covid sendo recente, foram feitos estudos para aprovação delas e passaram por órgãos reguladores. O objetivo principal da vacina é reduzir complicações, internações e óbitos decorrentes da doença. A Coronavac é uma vacina extremamente segura e com baixas reações adversas, então não há risco nenhum para a criança. O risco maior é deixar sem vacinar”.   

Ainda de acordo com a Veruska, a vacinação do público infantil foi abaixo do esperado em relação a covid-19. “Isso nos preocupa, pois a covid também é um vírus respiratório que vem trazendo gravidade para o público infantil. Estudos feitos no Brasil e no mundo, mostram o avanço e aumento no número de óbitos por vírus respiratórios e, o maior vírus respiratório causador de óbito na população infantil, foi a covid”, afirmou.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou na semana passada o uso emergencial da Coronavac em crianças de três e quatro anos. O imunizante está liberado para crianças de 6 anos a adolescentes de 17 anos desde janeiro deste ano. A vacinação continua em Campo Grande em crianças a partir dos cinco anos, adolescentes e adultos, de acordo com a dose necessária a tomar.

Vacinômetro: Campo Grande soma mais de 1,9 milhão de doses aplicadas. Destas, 726.949 tomaram a primeira dose (80,2% da população) e 692.268 (76,4% da população) com ciclo vacinal completo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande