RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

Mais de 2 mil famílias são beneficiadas pelo Projeto Ilumina Pantanal

Até o momento foram entregues 500 kits de geração de energia solar

Por Isabelly Melo
06/10/2021 • 15h30
Compartilhar

Iniciado neste ano, o projeto “Ilumina Pantanal” chegou ao 500º kit de geração de energia solar entregue a famílias que residem na região do Pantanal. Ao todo, 2.090 famílias receberam os sistemas individuais de geração solar, em que o excedente de energia solar gerado é armazenado para dar continuidade ao fornecimento à noite ou em dias chuvosos e nublados.

O projeto é executado pela Energisa em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, Eletrobrás, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e Conselho de Consumidores de Mato Grosso do Sul (Concen/MS).

Em todas as unidades consumidoras atendidas pelo ‘Ilumina Pantanal’ haverá a instalação básica de elétrica predial, com tomadas e lâmpadas de LED. Ao todo, a Energisa e o Governo Federal estão investindo R$134 milhões no projeto.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A perspectiva é levar energia elétrica a 2.167 unidades consumidoras do Pantanal até 2022, o que representa cerca de 5 mil habitantes espalhados por uma área de 90 mil km² nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda. Desse grupo, 77 famílias já foram atendidas por rede de distribuição convencional. Agora, serão implementados para os demais, os sistemas individuais de geração solar.

O reconhecimento pelo projeto pode ganhar força internacional. Isso porque o ‘Ilumina Pantanal’ é finalista do Solar & Storage Live Awards 2021, um dos maiores prêmios de inovação em geração solar do mundo. A premiação e anuncio dos vencedores acontecerá entre os dias 23 e 25 de novembro em Birmingham, na Inglaterra.

O projeto da Energisa e da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) concorre com outras duas iniciativas na categoria ‘Projeto Internacional Solar e / ou Armazenamento do Ano’. O prêmio é concedido pela Solar Energy UK, organização sem fins lucrativos que trabalha em uma agenda que representa toda a cadeia de valor do armazenamento solar e de energia, liderada por membros de mais de 230 empresas e associados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande