RÁDIOS
Campo Grande, 23 de abril

MS deve ampliar destinos para a carne com retirada da vacina contra aftosa

Para diretor-presidente da Iagro, novos acordos comerciais beneficiam estado e desconcentram envios para a China

Por Giovanna Dauzacker
30/10/2021 • 09h00
Compartilhar

Mato Grosso do Sul faz parte do bloco IV do Programa de Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) e deve retirar a vacina contra a doença até novembro de 2022. Segundo o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro MS), Daniel Ingold, o fim da imunização deve contribuir para a ampliação de destinos para a carne sul-mato-grossense.

Atualmente, a China é responsável por cerca de 90% da compra da proteína do estado e suspendeu a comercialização com o país há quase dois meses, depois da descoberta de casos atípicos de vaca louca em Minas Gerais e Mato Grosso.

A situação demonstra a dependência nacional do mercado asiático, o que, segundo Ingold, não é positivo. Para ele, o Brasil precisa ampliar acordos comerciais e desconcentrar embarques de grandes volumes à China.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o Programa CBN Agro deste sábado (30), o entrevistado falou ainda sobre os gargalos do trabalho de vigilância estadual. Um deles é a deficiência de profissionais para ir a campo, por isso, será realizado um concurso público para a contratação de novos técnicos no ano que vem. A previsão é de que o processo seletivo seja realizado antes de junho de 2022, em razão do ano eleitoral.

Confira a entrevista completa:

Confira o programa ao vivo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande