RÁDIOS
Campo Grande, 28 de março

MS tem perspectiva de inflação baixa

De acordo com economista o cenário deve permanecer por um curto período de tempo

Por Bruno Nascimento
21/07/2022 • 07h00
Compartilhar

Nas últimas semanas Mato Grosso do Sul teve redução de tributos em produtos e serviçoes que impactam diretamente na economia, entre eles a gasolina. De acordo com a Petrobras, o litro do combustível passa a ser vendido, em média, a R$ 3,86, o que representa um corte de R$ 0,20. Outro item essencial para a população, a energia elétrica, teve uma redução na alíquota do ICMS, o que também deve refletir na oscilação do mercado. Houve redução de 25% para 17%  nas conta de luz de quem consome mais de 201 quilowatts/hora por mês. O economista Eugenio Pavão, acredita que os serviços controlados pelo governo, como por exemplo os combustíveis e a energia elétrica, terão um impacto na inflação por um curto período de tempo.

“Como é uma política fiscal, aumento de despesas públicas, pode comprometer o controle da inflação por causa da perda de confiança na política econômica. O que trará saída de dólares e queda de investimentos internacionais, causando alta do dólar e da inflação de produtos importados, alimentos e insumos para agricultura", explica Pavão.

Ele conclui que o crescimento do endividamento público para pagar os benefícios temporários elevará a inflação, pois não vão acompanhar ou reparar a perda de renda da inflação, com os custos se elevando no último quadrimestre do ano. “Soma-se a isso a alta dos alimentos mundiais, a provável alta das taxas de juros americanas e as consequências da guerra, teremos então uma inflação acima da média em 2022 e 2023. Bom no curtíssimo prazo, bomba relógio para médio e longo prazo”, finaliza o economista. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande