RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

PF e Senad destroem 36 hectares de maconha e 14 acampamentos do narcotráfico

Força-tarefa entre as polícias do Brasil e Paraguai tem tropas aéreas e terrestres

Por Redação
23/03/2022 • 07h30
Compartilhar

Pela segunda vez, neste ano, policiais federais e agentes da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), atuam em conjunto no combate à produção de maconha em território paraguaio. Nessa terça-feira (22), primeiro dia da 30ª fase da Operação Nova Aliança, foram destruídos 14 acampamentos, mais de um tonelada da droga pronta para a venda e 36 hectares de Cannabis na região de Ñu Vera, próximo à Capitan Bado, município da fronteira seca com o vizinho Coronel Sapucaia, MS.

A cooperação internacional com a Polícia Federal faz parte da estratégia do Paraguai no combate ao crime organizado para erradicar a produção de plantios de maconha. Helicópteros das duas forças policiais foram utilizados para facilitar o reconhecimento das áreas e o deslocamento das tropas.

A plantação localizada e destruída nessa terça representa a eliminação de 108 toneladas de maconha que seriam produzidas para posterior envio ao Brasil, passando principalmente por Mato Grosso do Sul. Essa estimativa de produção foi feita por peritos que passaram a fazer parte da missão para analisar as plantas destruídas e identificar também as espécies utilizadas pelos criminosos.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dos 50 policiais federais que participam desta ação na região de fronteira com o Paraguai, a maioria, entre pilotos, controladores de voo e equipe de terra, é de Mato Grosso do Sul, conforme informou a assessoria de Comunicação da Superintendência Regional da Polícia Federal.

Na fase anterior da Operação Nova Aliança, realizada no mês passado, mais de 850 toneladas foram erradicadas. De acordo com a Polícia Federal 90 por cento de toda a droga plantada no Paraguai são destinados ao Brasil.

Em 2021, quando a Operação Nova Aliança passou a ter etapas mais longas e sequenciais, a ação dos policiais brasileiros e paraguaios na região de fronteira representou um recorde histórico no combate à produção de maconha. Foram erradicadas 5.400 toneladas de maconha no ano passado, sendo quase cinco vezes acima do total erradicado em 2020 e o maior volume registrado nos últimos 12 anos dos trabalhos de cooperação entre PF e Senad.

*Dados fornecidos pela Comunicação da Polícia Federal

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande