RÁDIOS
Campo Grande, 23 de abril

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para obras de romance e contos

As inscrições vão até a primeira semana de fevereiro

Por Glória Maria
09/01/2023 • 09h00
Compartilhar

Estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes e consagrados reconhecimentos de escritores estreantes, cujo objetivo é impulsionar a renovação no panorama literário brasileiro e enriquecer a cultura nacional.
 
As inscrições podem ser feitas de forma online e totalmente gratuita até o dia 3 de fevereiro e podem concorrer obras inéditas nas categorias Romance e Conto. O regulamento completo está disponível em www.sesc.com.br/premiosesc.
 
Os vencedores terão suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record. A parceria possibilita a inserção dos livros na cadeia produtiva do mercado editorial. O vencedor de cada categoria tem sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora, com uma tiragem inicial mínima de 2.500 exemplares.
 
A relevância do Prêmio Sesc de Literatura também pode ser medida por meio do sucesso dos seus vencedores. Além de serem convidados para outros importantes eventos internacionais, os autores são, com frequência, finalistas ou vencedores de outras premiações importantes. O escritor Rafael Gallo, revelado pelo Prêmio Sesc em 2012, foi o vencedor da última edição do Prêmio Literário José Saramago. 
 
Vencedores 2022
 
Na edição de 2022, foram premiados o paraense Pedro Augusto Baía, com a coletânea de contos Corpos benzidos em metal pesado, e a gaúcha Taiane Santi Martins, com o romance Mikaia. A origem dos autores reafirma a característica do Prêmio de estímulo à diversidade e sua capacidade de projetar escritores das mais distintas regiões do país. Em 2023, os vencedores circularão por unidades do Sesc em todo o país e poderão dialogar com o público sobre os temas e o processo de criação de seus livros, que foram lançados em novembro de 2022 na programação do Sesc durante a Flip – Festa Literária de Paraty.  
 
Nesses 20 anos de prêmio, diversos autores foram descobertos e se consolidaram na literatura nacional, graças ao incentivo da Instituição, entre eles Juliana Leite, Marcos Peres, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Sheyla Smanioto, Tobias Carvalho e Lucia Bettencourt.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande