RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

Risco de temporal e rajadas de vento cancelam procissão fluvial em Corumbá

Evento reuniria ao menos 100 pessoas no rio Paraguai; semana passada barco virou e 7 pessoas morreram após tempestade

Por Rodolfo César/Giovanna Dauzacker
23/10/2021 • 10h27
Compartilhar

O alerta de tempestade e rajadas de vento em Corumbá e Ladário gerou o cancelamento da tradicional procissão fluvial de Nossa Senhora dos Remédios. A santa é padroeira de Ladário e esse será o segundo ano seguido que o evento é cancelado. Em 2020 foi por conta da pandemia.

A procissão estava marcada para ser realizada neste sábado (23), das 15h às 16h, entre o Porto Geral de Corumbá e o 6° Comando do Distrito Naval, em Ladário. Na semana passada, houve temporal na sexta e por volta das 14h rajadas de vento de mais de 100 km/h viraram o barco Carcará. Nessa tragédia, 7 pessoas morreram e outras 14 foram resgatadas com vida.

 

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste sábado e domingo novo temporal pode ocorrer na região

A decisão em cancelar o evento ocorreu por volta das 16h desta sexta-feira (22), após os alertas de temporal ficarem mantidos para o final de semana para todo o Mato Grosso do Sul.

Essa tempestade prevista pode se assemelhar a outra que ocorreu na sexta-feira passada. Naquela data, o barco Carcará virou no início da tempestade, por volta das 14h. Sete pessoas morreram e outras 14 precisaram ser socorridas. Esse foi um dos piores acidentes náuticos na região de Corumbá ao menos na última década.

Para a procissão eram esperadas mais de 100 pessoas em diferentes embarcações.

“A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), em comum acordo com a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Ladário, comunica que a Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Remédios, que estava prevista para amanhã, dia 23, foi cancelada em virtude de alerta de condições meteorológicas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)”, divulgou a Marinha, em nota.

O padre Fábio Vieira explicou que a decisão é a mais prudente para o momento, apesar da frustração que acaba ocasionando. “É uma questão de prudência. E que todos os barcos não naveguem amanhã à tarde. Podemos ter algo semelhante ao que aconteceu na semana passada. Vamos transferir para um outro momento. E que todos tomem cuidado”, comentou o padre.

A imagem de Nossa Senhora dos Remédios é patrimônio histórico, cultural e religioso em Ladário. Ela foi trazida para a região pelo comandante Souza Lobo e hoje fica no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, no Centro de Ladário.

A tradição da procissão fluvial foi criada para lembrar da chegada da imagem da santa em Ladário em 1895. O capitão-tenente José Raymundo de Souza Lobo foi quem trouxe a imagem pela primeira vez. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande