RÁDIOS
Campo Grande, 20 de abril

São Gabriel do Oeste: chuva e ventos fortes causam estragos no município

Prédio de antiga escola foi parcialmente destelhado e oito postes foram derrubados

Por Victor Currales/Giovanna Dauzacker
07/10/2021 • 16h00
Compartilhar

Fortes ventos e chuva causaram prejuízos em São Gabriel do Oeste nessa quarta-feira (6). Entre os estragos, o prédio da antiga Escola Agrícola, hoje Polo UAB, foi parcialmente destelhado, mais de oito postes de eletricidade foram derrubados e uma parte do muro que cerca o depósito de resíduos sólidos também caiu.

Na manhã desta quinta-feira (7), vários pontos do município se encontravam sem energia e a secretaria de Infraestrutura e Trânsito está percorrendo as vias nos entornos da cidade para levantar os prejuízos e realizar reparos.

De acordo com o Cemtec/MS, (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), rajadas estimadas entre 89 e 100 quilômetros por hora atingiram a cidade, o que foi suficiente para causar os vários estragos.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Polo UAB, equipes já estão se mobilizando para realizar o reparo da estrutura do telhado, que afetou as salas onde são ministradas aulas do curso de eletricista industrial. Quanto ao muro, a prefeitura já está tomando as medidas cabíveis em relação à estrutura. Vale ressaltar, que a empresa responsável pela construção do muro em torno do lixão foi notificada três vezes pelo setor de Engenharia com relação a irregularidades encontradas, sendo a última em março deste ano.

Conforme o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), a empresa segue responsável pelo período de cinco anos após a conclusão da obra. A administração não emitiu Atestado de Capacidade Técnica da empresa e de seu responsável técnico e aguardava o início dos reparos solicitados para a contratada, que alegou anteriormente que os problemas encontrados eram devido a variação do solo.

O prefeito Jeferson Tomazoni está acompanhando de perto todo o trabalho e durante a manhã desta quinta-feira (7) esteve percorrendo a região para conferir os estragos causados e as ações que estão sendo realizadas nestes locais. Ainda durante a manhã, ele convocou uma reunião para discutir estratégias de ação imediata, principalmente com relação ao muro do lixão.

“Estamos contabilizando os prejuízos após os ventos fortes que atingiram principalmente o quadrante norte da cidade. Em relação ao muro, como cidadão do nosso município, também me sinto indignado e entristecido com que está acontecendo. O setor de Engenharia já notificou várias vezes os responsáveis e agora estamos buscando junto ao departamento Jurídico novas medidas para solucionar prontamente esta questão. O departamento vai analisar o processo licitatório e verificar todas as possíveis penalidades que poderão ser aplicadas aos envolvidos”, disse Jeferson.

 

Estradas Rurais

De acordo com informações da Infraestrutura, duas frentes de trabalho também estarão atuando no interior com homens e máquinas para recuperar as vias rurais que possam ter sofrido estragos com a chuva.

(Com informações da assessoria)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande