RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

Seccional de MS surgiu com a divisão do estado

Há 44 anos, advogados se reuniram para criar Ordem estadual

Por Giovanna Dauzacker
22/10/2021 • 10h35
Compartilhar

Do nascimento do Estado de Mato Grosso do Sul, há 44 anos, surgiu também um dos braços da Ordem dos Advogados do Brasil. Antes disso, já existia uma subseção em Campo Grande, mas que fazia parte da Seccional de Mato Grosso.

Na época da criação, quem buscou o acervo no estado vizinho foi o advogado Antônio de Araújo Chaves. “Aí a primeira eleição foi o dr. Wilson o presidente e eu o vice dele”, conta.

Wilson Barbosa Martins comandou a seccional de 1979 a 1980. O segundo eleito foi Augusto José Corrêa Da Costa, seguido de Leonardo Nunes da Cunha, que não terminou o mandato porque foi convidado para comandar a pasta da educação. Rene Siufi então ocupou o cargo.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com essa troca, o advogado Helvio Freitas Pissurno foi o quarto eleito na Ordem aqui no estado. Ele, que esteve presente também na criação e participou da primeira diretoria, relata como foi feita a primeira disputa para o cargo.

“Com a criação do estado foi feita uma eleição, porque antes nós éramos uma subseção de Mato Grosso. Com isso, houve uma eleição. Duas chapas disputaram”, explica.

O conselho regional dos advogados é regido pelo federal. A OAB foi criada oficialmente na década de 1930 e, segundo Helvio e Antônio, teve grande papel na história da sociedade.

“Ela tem uma vocação social enorme porque uma das obrigações da Ordem dos Advogados do Brasil é a permanente luta de vigilância pelo estado democrático de direito. Então a OAB não é um mero conselho de profissionais, é, na verdade, uma instituição nacional de grande respeitabilidade na sociedade civil brasileira e que teve papel importantíssimo na história da nação, se manifestando diversas vezes pelo atendimento dos anseios populares”, destaca Helvio.

“Naquela ocasião ela empunhava bandeiras de interesse do povo, do país. Tivemos boas gestões e bons presidentes e a Ordem se manteve em alta no conceito da sociedade. O que é importante pra mim é mais do que estar no conceito dos advogados é estar no da população e do judiciário, que é onde a gente atua”, lembra Antônio.

Ao longo dos anos, foram dezessete presidentes eleitos na seccional Mato Grosso do Sul. O último, eleito por duas vezes para o cargo, foi Mansour Karmouche. Agora, no dia 11 de novembro, os advogados do estado decidirão quem vai governar no triênio 2022-2024.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande