RÁDIOS
Campo Grande, 18 de abril

SES realiza estudo e indica necessidade de terceira dose em idosos

Por Loraine França
14/08/2021 • 16h00
Compartilhar

Levantamento feito pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) aponta a necessidade de aplicação de terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas a partir de 60 anos. Conforme a pasta, estudo revelou que, de fevereiro a maio deste ano, o grupo adquiriu imunidade contra o coronavírus, porém, após esse período houve aumento quanto ao número de casos e de óbitos.

O levantamento indica, ainda, que a idade é fator de risco e contribui para agravamento da pessoa infectada com o novo coronavírus, já que o sistema imunológico responde menos à produção de anticorpos. Essa caractrística, aponta a SES, leva pessoas de 60 anos ou mais a correrem duas vezes mais risco de hospitalização ou óbito causado pela covid-19. 

O estudo constatou que, desde o início da pandemia, até julho de 2021, foram registrados 5.626 óbitos de idosos vítimas da Covid-19, sendo 1.801 em 2020 e 3.825 em 2021. Isto representa 112% de óbitos a mais desde março de 2020. E o risco de nova contaminação aumenta a partir dos 60 anos de forma progressiva nas faixas etárias. O risco é maior para os idosos de 90 anos ou mais, em que a possibilidade de hospitalização é de 8,5% e de óbito de 18,3%.

O secretário de Saúde, Geraldo Resende, disse que vai encaminhar o levantamento ao Ministério da Saúde, ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), para solicitar o reforço da vacina em Mato Grosso do Sul. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande