RÁDIOS
Campo Grande, 23 de abril

Vendas no comércio caem 20% e lojistas fecham postos de trabalho

Cenário vem acontecendo desde o início do ano em Ponta Porã

Por Karla Machado/Carlos Monfort
02/08/2022 • 08h40
Compartilhar

As vendas no comércio de Ponta Porã apresentaram queda e lojistas fecharam postos de trabalho por conta da retração no volume de vendas. Este cenário vem acontecendo desde o primeiro semestre deste ano.

De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (ACEPP), no início do ano o comércio abriu várias vagas de trabalho fruto do aquecimento nas vendas após o período de pandemia. Já no fim do primeiro trimestre, de acordo com a presidente da ACEPP, Fabrícia Dias, a retração nas vendas foi acentuada, sendo registrado uma queda considerável. Esse cenário obrigou os lojistas a fecharem postos de trabalho e o número de demissões de comerciários foi alto, idêntico a fase mais crítica da pandemia.

Para Fabrícia, esse cenário pode ser explicado devido à alta na inadimplência dos consumidores, tanto no comércio como em outros setores, reflexos ainda da recessão no período pandêmico. “Essa já era uma situação prevista para todos nós e estamos passando pela fase mais aguda, mais severa para todos, lojistas e comerciários”, enfatiza Fabrícia Dias.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela lembra que a realização da Black Friday em setembro deve amenizar o quadro e ser um “divisor de águas” dessa recessão imposta pós pandemia. “Precisamos retomar nossas vendas. Estamos estudando campanhas para promover a renegociação de dívidas e voltar a ter o consumidor”.

Números do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) apontam que a negativação de consumidores junto ao comércio aumentou 15% no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado.

Do outro lado da fronteira, em Pedro Juan Caballero, o comércio também busca meios de recuperação nas vendas. As sequelas da pandemia ainda estão presentes, principalmente em relação a demissões de trabalhadores.

 

Envie fotos, vídeos ou sugestões para a Rádio CBN Campo Grande,

pelo Whatsapp (67) 99932-3500. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande