RÁDIOS
Paranaíba, 19 de abril

'Agosto Lilás' é o mês para debate da violência doméstica

Mês é dedicado a conscientização contra a violência doméstica em todo o país

Por Talita Matsushita
07/08/2022 • 09h40
Compartilhar

O mês de agosto foi escolhido para discutir o tema 'Violência Doméstica'. Esse é o mês da sanção da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, um marco histórico na defesa dos direitos das mulheres brasileiras, chamado de Agosto Lilás.

"A luta pelo fim da violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas é uma luta de toda a sociedade, pois viver sem violência é um direito de todas as pessoas. Ligue, denuncie ou peça ajuda!. Em briga de marido e mulher, sim, metemos a colher, ligamos e denunciamos.  Assim você pode salvar uma vida", ressalta a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Wanice Luciana de Oliveira.

Ela define que o "Agosto Lilás" tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha, assim como meios de ajuda às vítimas de violência para encorajar a busca por ajuda e a sair do ciclo de violência.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Oferecemos suporte psicológico, com atendimento e orientação, no qual buscamos empoderar essa mulher, mostrando quem ela é, qual é o valor dela, para ela, e, para a sociedade", salientou Elaine Queiroz Niedo, psicóloga do Centro de Atendimento à Mulher.

O CAM atualmente acompanha 18 mulheres vítimas de violência. Atualmente, tem 40 mulheres a espera do atendimento, isso através de busca ativa e visitas domiciliares. "Hoje as adolescentes começam a namorar mais cedo e já entram em relacionamentos abusivos que no decorrer do tempo pode chegar ao feminicídio e quanto mais falamos, mais as mulheres se encorajam em pedir ajuda", destaca.

Elaine ainda esclarece que a maioria dos agressores vêm de lares violentos e que o serviço da Rede de Enfrentamento existe para que homens e mulheres tenham direitos iguais.

Acompanhe: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba