RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

Casos de dengue caem 91% entre 2016 e este ano

Atualmente, equipes dos departamentos de Controle de Vetores e da Saúde da Família realizam palestras e atividades sobre o tema em postinhos de saúde, escolas e creches

Por Lucas dos Anjos e Talita Matsushita
04/11/2017 • 13h00
Compartilhar

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, Paranaíba registrou até outubro 41 casos suspeitos de dengue. O número representa uma redução de 91% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve registro de 801 casos da doença.

A redução significativa, segundo Ymara Lucia Zanin Palcheti, coordenadora do Controle de Vetores, tem relação com o ano atípico vivido em 2016. Ela explicou que, normalmente, o número de casos começa a aumentar após o Carnaval, mas no ano passado as doenças transmitidas pelo mosquito ocorreram nos dois primeiros meses, contribuindo para o resultado.

Neste ano, a cidade participou da Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, em setembro, e atualmente, equipes dos departamentos de  Controle de Vetores e da Saúde da Família realizam palestras e atividades sobre o tema em postinhos de saúde, escolas e creches.

REPELENTE

O Centro de Controle de Vetores criou um repelente caseiro, que previne a picada de vários mosquitos. O produto é feito à base de álcool e cravo, rende cerca de um litro e custa menos de R$ 12. 
Para a produção, basta misturar cravo no álcool, deixar por três dias e adicionar um óleo corporal ou mineral para que a mistura penetre na pele, explicou Ymara Zanin, como repelente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba