RÁDIOS
Paranaíba, 24 de abril

Pesca passa a ser proibida nos rios de Mato Grosso do Sul

Rios pertencentes à União fecham nesta segunda-feira (01); já os rios de domínio de Mato Grosso do Sul, o fechamento será a partir do dia 5 de novembro. PMA reforça fiscalização durante período de defeso

Por Alex Santos
01/11/2021 • 16h17
Compartilhar

A partir desta segunda-feira, 1º de novembro, a pesca não está mais permitida em três rios que cortam o Estado. Os rios Paraná, Paranaíba e Aporé, que são domínio da União, estarão fechados para a reprodução dos peixes que começa mais cedo nestes rios, com previsão para liberação para o dia 28 de fevereiro de 2022

Nos rios de domínio de Mato Grosso do Sul, o fechamento será a partir do dia 5 de novembro, na Bacia do rio Paraná e rio Paraguai, com abertura prevista também para o dia 28 de fevereiro de 2022, bem como também os rios Barreiro, Santana e Três Barras.

A Piracema é o período de reprodução dos peixes em que os animais completam seu ciclo de vida sem interferência do homem.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PERMITIDO

Conforme a PMA, nos lagos das Usinas do rio Paraná fica permitida ao pescador amador, a pesca de 10 kg de pescado mais um exemplar, de peixes não nativos e exóticos como: Tucunaré, Curvina, Porquinho, Tilápia, bagre africano, etc., somente nos lagos das Usinas do Rio Paraná (não para outros rios da bacia).

O pescador deve respeitar 1.500 metros de distância das barragens das usinas. Ao pescador profissional permite-se a pesca para as mesmas espécies de peixes e não existe limite de cota, porém, só podem utilizar molinetes e linhadas de mão. A pesca de subsistência (manutenção da vida – pessoas que não tem alternativa alimentar) para populações tradicionais também é permitida.

Já em todos os rios do Estado, inclusive da bacia do rio Paraná, a exceção dos três rios citados, o início do defeso, para proteger o período de Piracema começa no dia 5 de novembro de 2021, com final, no dia 28 de fevereiro de 2022, em todos os locais. Na Bacia do Paraguai será permitida somente a pesca de subsistência para o morador ribeirinho e outras populações tradicionais.

Ainda conforme a PMA, as pessoas que moram nas cidades ribeirinhas não podem pescar. A pesca de subsistência é para manutenção da vida, ou seja, para pessoas que dependem do pescado para sobreviver. Podem capturar 3 kg, ou um exemplar, não podendo comercializar de forma alguma. A pesca científica devidamente autorizada também poderá ser praticada.

A partir do dia 1º de fevereiro de 2022 abre-se a pesca na modalidade pesque-solte no leito (Calha) do rio Paraguai e, a partir de 0h do dia 1º de março a pesca estará aberta novamente em todos os rios das duas bacias.

O 1º Sargento J. Silva, da Polícia Militar Ambiental, com sede em Aparecida do Taboado (MS), destaca o início do período de defeso e o reforço na fiscalização será durante o período.

Acompanhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba