EDUCAÇÃO

Provas para candidatos surdos do Enem já estão sendo produzidas

As videoprovas serão aplicadas pela primeira vez no Enem 2017

Por Redação
21/07/2017 • 16h39
Compartilhar

As mídias onde estão gravadas as videoprovas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) traduzidas para a língua brasileira de sinais (Libras) foram enviadas hoje (21) para a gráfica que fará a reprodução do material. As videoprovas serão aplicadas pela primeira vez no Enem 2017 aos candidatos surdos ou com deficiência auditiva que solicitaram o recurso.

O transporte contou com escolta da Polícia Federal para garantir a segurança e o sigilo das informações. O novo recurso de acessibilidade do Enem foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com professores, pesquisadores e especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Nacional de Educação de Surdos, entre outros.

No dia do exame, cada participante receberá um notebook para fazer as provas. As orientações, o enunciado das questões e as alternativas de respostas serão apresentados em libras, por meio de vídeos gravados em DVD. O candidato também receberá o caderno de questões, a folha de redação e o cartão-resposta, no qual deverá marcar as respostas. Ele pode escolher qual área do conhecimento fazer primeiro e assistir aos vídeos na ordem que preferir.

Os inscritos no Enem que forem usar o recurso podem praticar em 60 questões de edições anteriores do exame, disponíveis na página da UFSC na internet.

(Informações da Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Educação

VEJA MAIS