RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Consumo do rádio atinge 80% dos brasileiros, segundo Kantar IBOPE

Estudo mostra que 80% da população das regiões Centro-Oeste e Sudeste consomem o rádio, no Sul 85% e 81% no Nordeste

Por Redação
26/09/2021 • 16h03
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Um estudo feito pela Kantar IBOPE Media, neste ano, registra aumento de alcance do rádio no Brasil. De acordo com o estudo, 80% dos brasileiros, nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas, ouvem rádio, o que representa um aumento de dois pontos percentuais em relação ao último ano. 

A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. A região Sul é a que mais se destaca, com 85% das pessoas declarando ouvir rádio, seguida por Nordeste (81%) e Centro-Oeste e Sudeste (ambas com 80%). Do público avaliado 52% são mulheres, e 48% homens. As pessoas de classe C são as que mais consomem esse tipo de mídia, com 43% do total, seguidas pelas classes A e B (40%). Em relação à idade, os públicos que se destacam são as pessoas acima de 60 anos (21%), de 30 a 39 anos (20%) e de 40 a 49 anos (19%).

De forma geral, os brasileiros preferem usar o rádio comum (80%), porém o consumo pelo celular aumentou em relação à 2020, passando de 23% para 25% em 2021. Em casa (71%), no carro (24%), durante trajetos (8%) e no trabalho (2%) são os locais citados para o consumo do meio.

Entre as pessoas com acesso à internet, de acordo com o estudo, música ou outros tipos de áudio no YouTube, são os conteúdo mais ouvidos online (59%), seguido de música por meio de aplicativos streaming, como Spotify, Deezer e Google Play (37%), podcasts (31%) e rádio online com a mesma programação do cotidiano (18%).

Além da música, os podcasts também tem conquistado cada vez mais o público. De acordo com o estudo, 31% dos ouvintes com acesso à internet ouviram podcasts nos últimos três meses, o que representa um aumento de 32% em relação ao ano anterior. 

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