RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Criança de um ano e idoso morrem por leishmaniose em Três Lagoas

Do início do ano até agora, Três Lagoas registrou 13 casos da doença em humanos

Por Ana Cristina Santos
27/10/2021 • 09h21
Compartilhar

Um acriança de um ano e um idoso de 88 anos morrem após terem contraído leishmaniose visceral em Três Lagoas. Do início do ano até agora, 13 casos da doença em humanos e dois óbitos foram registrados em Três Lagoas.

Segundo o Departamento de Endemias da Secretaria de Saúde, desde 2017, Três Lagoas não registrava um índice tão alto de casos confirmados da doença. Em 2017, foram 141 casos notificados, sendo que desses, 14 foram confirmados e um óbito registrado.

Em 2018, foram 203 notificações, 7 casos confirmados e 2 óbitos. Em 2019, 173 notificações, 10 confirmações e 3 óbitos. Em 2020, o total de notificações caiu para 47, sendo 3 confirmados e nenhum óbito. Em 2021, faltando dois meses para o final do ano o município já contabiliza  13 casos  confirmados e 2 óbitos.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em razão desse alto índice da doença neste ano, a Secretaria de Saúde vem intensificando as ações de combate ao mosquito flebotomíneo/flebótomo (mosquito-palha), bem como ampliando as campanhas de conscientização da população que tem hábito de não eliminar possíveis criadouros do vetor em seus quintais.

DOENÇA EM ANIMAIS

A leishmaniose acomete principalmente cães. Somente neste ano, foram 1.170 cães vítimas da doença. No entanto, segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Everton Ottoni, não é o cão que transmite a doença e, sim, o mosquito-palha.

Conforme o coordenador de Endemias, Alcides Divino Ferreira, não é possível destacar um fator principal para o aumento dos casos. “A leishmaniose é uma doença sazonal e cíclica, ou seja, há períodos de aumento e diminuição dos casos e, por isso mesmo, muitas vezes a causa pode estar ligada a diversos fatores ambientais”, comentou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas