RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Última segunda de Inverno deve registrar temperatura de 42°C em Três Lagoas

Primavera terá La Niña de fraca intensidade, chuvas abaixo da média e muito calor

Por Israel Espíndola
20/09/2021 • 06h03
Compartilhar

Na semana em que marca a transição do inverno para a primavera a segunda-feira (20), será de tempo firme e sem chuva, em Três Lagoas.

De acordo com Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que a circulação anticiclônica em médios níveis inibe a formação de nebulosidade e favorece a manutenção do tempo quente e seco.

As temperaturas em Três Lagoas continuam em elevação, nesta segunda-feira os termômetros podem registrar 42ºC.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem chuva e com as temperaturas altas, os níveis de umidade relativa do ar podem ficar entre 7% e 30% especialmente regiões leste, centro norte e região pantaneira.

Segundo o Cemtec, entre terça-feira à noite e quinta-feira (23), o avanço de uma frente fria oceânica no Brasil deve provocar rajadas de vento em Mato Grosso do Sul, principalmente nas regiões sudoeste, oeste e leste. As temperaturas também devem registrar ligeira queda, ficando em torno de 34°C nas regiões sudoeste, leste, central e pantaneira.

Primavera

A estação das flores começa na próxima quarta-feira (22). Climatologicamente é um período de transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. A primavera tem como principais características a volta das chuvas e o calor que aumenta gradativamente, preparando a natureza para a próxima fase, que começa no dia 21 de dezembro, o verão.

Mas a primavera de 2021 pode ter algumas mudanças de padrão. O trimestre de setembro a novembro será caracterizado pela escassez de chuva e temperaturas acima da média para o período.

Conforme a Administração Americana de Oceanografia e Meteorologia, de sigla inglesa NOAA, afirma que um novo La Niña está prestes a começar no Oceano Pacífico Equatorial.

Este fenômeno altera as temperaturas médias do Oceano Pacífico, aumentando a probabilidade de estiagem ao longo da estação. Os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) consideram que o evento La Niña ocorra em meados de outubro e seja de fraca intensidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas