RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Petrobras diz que decisão de Toffoli não libera venda da UFN 3

Governo de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Três Lagoas aguardavam liberação

Por Valdecir Cremon
16/01/2019 • 11h00
Compartilhar

A Petrobras emitiu uma nota, nesta terça-feira (15), para esclarecer que a cassação de liminar do ministro Marco Aurélio Melo, do STF (Supremo Tribunal Federal, que impedia o repasse de concessões de campos de petróleo, pelo presidente da Corte, Antônio Dias Toffoli, não altera a proibição de negociação da fábrica inacabada de fertilizantes nitrogenados, de Três Lagoas, a UFN 3.

Na nota, a companhia estatal afirma que a decisão de Toffoli anula a liminar, baixada monocraticamente, para negócios com 254 campos de petróleo, e que encaminhou  para a ANP (Agência Nacional do Petróleo) a informação de que está em processo de desinvestimento em cerca de 70% delas.

A negociação da UFN 3 se arrasta desde o ano passado, com diversos pontos definidos com o grupo empresarial russo Acron, um dos seis maiores do mundo em produção de fertilizantes. A negociação seria de pagamento de R$ 3,2 bilhões pela estrutura que tem 82% de seu projeto concluído e a garantia de investimentos de mais R$ 5 bilhões no prazo de 20 anos.

As obras estão paradas desde dezembro de 2014.

O governo de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Três Lagoas haviam comemorado a decisão de Toffoli, porque possibilitaria a execução de diversos investimentos no Estado. O julgamento da liminar que impede a venda da fábrica, concedida pelo ministro Ricardo Levandowski, em maio do ano passado, em ação do Sindicato dos Petroleiros, tem julgamento em plenário previsto para fevereiro deste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas