RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Quatro pessoas vão para a delegacia e equipamentos são apreendidos pela PMA

Em Três Lagoas, a operação se concentrou nos rios Sucuriú, Paraná e Rio Verde

Por Rodrigo Lucas
19/04/2022 • 14h08
Compartilhar

A Polícia Militar Ambiental encerrou no domingo (17), mais uma operação 'Semana Santa' em Mato Grosso do Sul, com o intuito de coibir a pesca predatória nos rios do estado. Em Três Lagoas a operação se concentrou nos rios Sucuriú, Paraná e Rio Verde.

Ao todo no estado foram abordados 1.507 veículos e embarcações e 2.570 pessoas foram fiscalizadas. Segundo a PMA, o número de autuações por infrações ambientais foi 30% menor com relação à operação de 2021. Em Três Lagoas, a PMA abordou 79 pessoas, 28 embarcações e quatro veículos. Além disso, quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia. Foram lavrados quatro altos de infração e, em relação a apreensões, este ano a polícia apreendeu uma rede de 60m, um arpão, e uma embarcação na região. Referente a quantidade de pescados apreendidos, no estado foram  210 kg de pescado e 82 kg na operação anterior. Isso se deve ao fato de uma prisão de três paraguaios no município de Porto Murtinho, na fronteira, quando só estes infratores tinham capturado 160 kg de pescado.

Com relação aos petrechos de pesca proibidos as apreensões de redes de pesca se destacaram pela menor quantidade relativamente a 2021, com 33 redes apreendidas este ano, contra 102 redes em 2021. Só a retirada deste tipo de petrecho, mesmo que não se identifiquem os autores, já justifica a operação, devido ao alto poder de depredação de cardumes desse tipo de material. Este petrecho é preocupante, porque até quando os elementos o esquecem armados nos rios, ou por outro motivo não vêm retirá-lo, ele fica matando peixes até que seja retirado pela fiscalização ou apodreça. A meta da PMA é cada vez mais tentar reduzir o uso deste tipo de material.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda com relação à pesca, destacam-se a quantidade de barcos e motores de popa apreendidos, foram cinco embarcações e cinco motores de popa, além de uma lancha de grande porte.

As multas aplicadas nessa operação foram 24,5% inferiores à operação de 2021. Foram R$ 77.276,00 nesta operação e R$ 102.197,00 na anterior (2021).  Segundo a PMA, multas com valores diferentes entre as operações dependem dos tipos de ocorrências, pois alguns tipos infracionais ambientais preveem multas elevadas, porém, a quantidade de pessoas autuadas também foi significativamente inferior nesta operação, o que também influencia nos valores de multas.

De acordo com o comandante da Polícia Militar Ambiental de Três Lagoas, Fábio Rocha, a coorporação vem registrando uma queda nos números de autuações, resultado do bom trabalho de fiscalização realizado na região.

"Foi uma operação produtiva, já tinhamos feito um trabalho forte antes da operação, ja sabendo que a pesca seria intensificada nesse período, então, os resultados foram esperados. Avaliamos que os números cairam por que o trabalho vem sendo bem feito, e a população esta entendendo que não compensa fazer a pesca sem licença em Três Lagoas", disse o comandante.

Segundo ele, a presença policial com essas operações garante mais segurança principalmente as pessos que moram no entorno dos rios da nossa região.

"A intensão da nossa operação era coibir a pesca predatória, porém, dada a carcterísitica do nosso policiamento, além desse vies, com a nossa presença geramos mais segurança para as pessoas, e principalmente para os pescadores que investem grandes quantias na aquisição da sua embarcação ficam felizes por que inibimos furtos, roubos, e outros delitos. É uma carcte´ristica do nosso estado, e a PMA tem uma atuação bem presente nos rios da nossa região", concluiu o comandante.

Confira a reportagem completa:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas