A renovação da Volkswagen no mercado brasileiro - anunciada no primeiro semestre - já começa a apresentar os primeiros resultados. A nova geração do Polo foi escolhida como o "Carro do Ano 2018" na premiação da Autoesporte. O hatch dá largada na ofensiva da montadora por aqui, puxando a fila de outros 19 lançamentos previstos para chegarem às ruas até 2020.
O novo Polo fechou novembro entre os 20 carros mais vendidos no país e inicia dezembro colado no Fiat Argo, seu concorrente direto no segmento e outro finalista do carro do ano, ao lado de Renault Kwid, JAC T40 e Hyundai Creta.
A premiação anual da Autoesporte é a mais antiga e prestigiada da indústria automotiva. Ela considera somente lançamentos e novidades que chegaram ao mercado nos últimos 12 meses, excluindo reestilizações ou apenas alterações mecânica.
Ao todo foram oito categorias, como a de "Melhor Motor" abaixo de 2.0, conquistada pelo novo 1.5 Dragon, de três cilindros, que estreou na reestilização do Ford EcoSport.
Foram dez os critérios avaliados: motor e câmbio; desempenho e consumo; comportamento dinâmico (direção, freios, estabilidade); inovação tecnológica; segurança; estilo; acabamento (padrão dos materiais e cuidados na montagem final); conforto e conveniência; adequação ao mercado (lançamento oportuno e inovação no segmento); e custo/benefício.
O júri foi formado por 28 jornalistas de todo o país.
O Polo estreou no mercado brasileiro logo depois do seu lançamento mundial na Europa. por aqui, é oferecido com três versões de motores - 1.0 (84 cv), 1.6 (117 cv) e 1.0 turboflex (128 cv) - e duas de câmbio (manual de cinco marchas e automático de seis).
QUANTO CUSTA
Os preços variam de R$ 49.990 a R$ 69.190, sem considerar os opcionais. O destaque é o quadro de instrumentos 100% digital, disponível como opcional para a versão topo de linha Highline. A tela é de 10 polegadas e permite inúmeras personalizações.