RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Técnicos colhem primeiras amostras de experimento de feijão

São dez cultivares de feijão orgânico no Viveiro Municipal de Muda de Três Lagoas

Por Redação
26/07/2017 • 15h00
Compartilhar

Três meses após o plantio de cultivares de feijão para agricultura familiar em uma área do Viveiro Municipal de Muda de Três Lagoas, os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea), juntamente dos servidores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) de Andradina (SP), fizeram a colheita nesta quarta-feira (26), para avaliar qual dos cultivares melhor se adaptou ao ambiente local.

No total, são dez cultivares de feijão orgânico que compreende o tipo Pérola, Serrano, Tangara, Roxinho, Campeiro, Carioca, Branquinho, Imperador, Alvorada e Bolinha. “O intuito é verificar quais são os melhores para agricultura familiar da região de Três Lagoas. Sendo que o experimento consiste em plantar esses cultivares, fazer todos os tratos culturais e, na época da colheita, captar diversas amostragens para verificar a produção por planta e por hectare”, explica a pesquisadora da APTA, Neli Cristina dos Santos.

Toda a produção colhida será levada para a sede da APTA em Andradina para ser analisada em laboratório e, após esse processo, definir quais os mais produtivos e mais adaptados que possam ser reproduzidos.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, “ainda vamos realizar um novo plantio apenas com os tipos melhores adaptados. Após isso, selecionaremos produtores da agricultura familiar para que façam o plantio e reproduzam as sementes que, posteriormente, serão distribuídas para os outros agricultores de Três Lagoas”.

Segundo a pesquisadora da APTA, a ideia é que após a doação das primeiras sementes, os produtores criem um ciclo de produção, ou seja, eles colherão o que será vendido ou utilizado e reservem uma quantidade para que seja utilizada como semente novamente.

“Dependendo do resultado que colhermos daqui, podemos levar o nome de Três Lagoas para o Congresso Nacional do Feijão que acontece em Piracicaba. Estou otimista com o processo, pois essa é a primeira vez que a APTA realiza um projeto em Três Lagoas, onde o solo e o clima são diferentes do de Andradina”, finaliza Neli.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas