RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Termelétrica em Três Lagoas gera energia verde com tecnologia inédita no país

Com o desenvolvimento da tecnologia pioneira, a Eldorado Brasil completou o ciclo de 100% de aproveitamento do eucalipto plantado.

Por Redação
21/04/2022 • 16h00
Compartilhar

A Usina Termelétrica Onça Pintada, localizada no complexo industrial da Eldorado Brasil em Três Lagoas (MS), chega ao seu primeiro aniversário com a geração de 321.800Mwh de energia e torna-se referência em sustentabilidade. O projeto arrojado utiliza tecnologia desde a retirada de tocos e raízes de eucalipto que antes seriam descartados, até a transformação da energia com a biomassa sem emissão de poluentes na atmosfera.

Idealizada pela companhia, ainda em 2016, quando venceu o Leilão A-5 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a UTE Onça Pintada recebeu R$ 400 milhões em recursos próprios da companhia para sua instalação. São 35 mil metros quadrados de área construída, com 50 MW de capacidade instalada, suficientes para abastecer uma cidade com até 700 mil pessoas. Para isso, a UTE consome 1.500 toneladas de biomassa por dia provenientes das florestas plantadas da empresa.

Atualmente, a UTE possui mais de 200 colaboradores em todo processo de operação. Mas para iniciar as atividades a obra que iniciou em dezembro de 2018 gerou mil empregos nessa fase de construção e desde abril de 2021 gera energia elétrica verde.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o desenvolvimento da tecnologia pioneira, a Eldorado Brasil completou o ciclo de 100% de aproveitamento do eucalipto plantado em seus mais de 200 mil hectares de florestas plantadas. Sempre com iniciativas inovadoras com foco em sustentabilidade a companhia entende que tendo como base o negócio a partir do plantio do eucalipto é possível fazer todo o aproveitamento da matéria-prima com modelo de economia circular e contribuir com a diversificação da matriz energética.

Para se ter ideia, do total de energia gerada no Brasil em 2020, 83% são de fontes renováveis e 17% de fontes não renováveis, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética, do Governo Federal. Quando se olha para a energia renovável, da qual a UTE Onça Pintada se enquadra, apenas 9,1% do total de energia vem de fontes classificadas como "outras biomassas", demonstrando o grande potencial para a variação e, sobretudo, dando aproveitamento tecnológico e eficiente na geração de energia.

"A Eldorado Brasil sempre atuou de maneira sustentável e suas práticas que são alinhadas à inovação resultam em diferenciais competitivos no mercado e que trazem relevância técnica com soluções que respeitam o meio ambiente. A Usina Onça Pintada possui diretrizes que colaboram com a diversificação da matriz energética nacional e comprova a sistematização da economia circular como modelo de negócio adotado globalmente", explica Carlos Roberto Paiva Monteiro, da Eldorado Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas