RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Três Lagoas é a 24ª cidade do país para melhor se investir, segundo pesquisa

Pesquisa avalia o conceito de cidades inteligentes e traz a classificação dos 100 municípios brasileiros melhores posicionados

Por Daiana oliveira
18/09/2021 • 07h50
Compartilhar

Três Lagoas é a 24ª cidade do Brasil mais empreendedora, de acordo com a pesquisa Connected Smart Cities, feita pela empresa Urban Systems, que mapeia os municípios  que apresentam maior potencial de desenvolvimento. A pesquisa avalia o conceito de cidades inteligentes e traz a classificação dos 100 municípios  melhores posicionados no ranking.

A pesquisa avaliou mais de 800 cidades com 11 eixos temáticos e mais de 300 indicadores de desenvolvimento econômico sustentável utilizados em padrões internacionais que ajudam a minimizar riscos e sinalizam oportunidades de negócios.
Entre os pontos destacados, para o segmento do empreendedorismo, a pesquisa considera o crescimento das empresas de economia criativas e o crescimento das micro empresas individuais.

Ao longo de 2020 e 2021, mais de 27 reuniões virtuais foram realizadas entre empresas e setor público, analisando os planos de melhorias para cada cidade. O estudo considera a ligação que existe entre todos os setores analisados, partindo do princípio de que só é possível ter desenvolvimento, a partir da conectividade, ou seja, investimento simultâneo nas mais diversas áreas para que haja evolução.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com avaliação do Analista de Relacionamento do Sebrae de Três Lagoas, Fábio Dias Taloni, a posição em que Três Lagoas se encontra, no empreendedorismo, segundo a pesquisa, está ligada a busca pelo dinamismo e qualificação, para que o atendimento ao cliente seja mais satisfatório. 

“Nas últimas décadas, Três Lagoas tem passado por uma grande transformação econômica. E junto a todo este desenvolvimento, temos os pequenos empresários que se organizam juntos às associações presentes no município, para que eles tenham uma capacidade maior de gerenciamento, proporcionando uma dinâmica maior à cidade”, pontua Fábio. 

Ele acredita que Três Lagoas é digna da posição e acredita que a tendência é melhorar. 

RANKING
Três Lagoas aparece ainda melhor classificada em relação ao meio ambiente. Nesse quesito, ocupa a 6ª posição entre as 100 melhores poscionadas. Para este setor, o estudo prioriza indicadores de infraestrutura e acesso a serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e recuperação de resíduos sólidos para a classificação. 

Já na educação, o município está 40º lugar. Para este segmento, entre os 12 indicadores avaliados estão as vagas em univerdade pública, índece do IDEB (Índice de Educação Báscia), docentes com ensino superior e média do Enem.  

Três Lagoas aparece na 49º em relação a economia, levando em consideração, entre os 14 indicadores, o crescimento do PIB Per Capta, renda média dos trabalhadores formais, empregabilidade e a receita municipal não oriunda de repasses. 

Na saúde, Três Lagoas aparece em 61º. Para este setor foram avaliados nove indicadores, entre eles, leitos e médicos por habitantes, despesas com saúde, índice de mortalidade infantil e cobertura da equide de saúde da família. 

Na governança, o município está na 59ª posição. Entre os 12 critérios levados em consideração, está as despesas com urbanismo e lei de uso de ocupação do solo. 

Já no quesito segurança, Três Lagoas não aparece entre as 100 cidades melhores classificadas.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas