RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Três Lagoas é conhecida como 'Cidade das Águas' e promove ações em homenagem

Nesta terça-feira (22) é celebrado o Dia Mundial da Água.

Por Redação
22/03/2022 • 08h02
Compartilhar

Três Lagoas é conhecida como a Cidade das Águas e no dia mundial deste recurso tão precioso para a vida, a Secretaria Municipal de Saúde , através do departamento de vigilância em saúde ambiental, realizou ações alusivas à data nas escolas e pontos de grande circulação no município.

Na manhã desta terça-feira (22) em alusão ao Dia Mundial da Água, o departamento realizou palestras em escolas e blitz educativas na região central de Três Lagoas, na Avenida Ranulfo Marques Leal esquina com Avenida Egídio Thomé e no cruzamento das Avenidas Olinto Mancini e Filinto Muller.

O departamento é coordenado pela bióloga Gisleine T. Saiar,  é responsável pelo monitoramento da água potável em Três Lagoas e para garantir a pureza do líquido, diariamente são realizadas análises da água que é distribuída pela Sanesul e chega aos cavaletes das residências do município.

Gisleine explicou que Três Lagoas conta com 32 poços distribuídos e 8 sistemas de tratamento da água e que de acordo com os resultados das análises realizadas diariamente a qualidade é considerada boa no momento e satisfatória em relação aos parâmetros analisados, como: análises microbiológicas e físico química da água.
A bióloga explica que estes são parâmetros exigidos pela portaria 888 de 04/05/2021 do Ministério da Saúde e além das análises diárias, anualmente são realizadas 15 coletas de água que são encaminhadas ao Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul/ sediado em Campo Grande, para verificar presença de agrotóxicos.

A coordenadora do departamento reforçou que a água para consumo humano precisa ser tratada, para evitar possíveis contaminações no trato digestivo. Gisleine também conta que sempre que acontece surtos de diarreia em Três Lagoas o departamento é comunicado para averiguar se existe alguma relação com a água utilizada para consumo ou na preparação de alimentos e caso constatadas irregularidades as devidas providências são tomadas. A bióloga concluiu que a vigilância em saúde ambiental também é responsável por notificar os estabelecimentos que utilizam água não tratada, proveniente de poços artesianos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas