RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Vacina contra Covid será liberada para crianças entre 8 e 11 anos a partir de quarta

A imunização permanece na Clínica da Criança, no horário das 8h às 16h30.

Por Kelly Martins
19/01/2022 • 07h40
Compartilhar

 A Secretaria Municipal de Três Lagoas anunciou a ampliação da vacinação de crianças que, além dos grupos já anunciados, agora, passa a imunizar o público de 8 a 11 anos de idade. Isso porque o município recebeu mais 730 doses de vacina contra Covid-19 do Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

A vacinação permanece na Clínica da Criança, no horário das 8h às 16h30. Além de crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades e aqueles que convivem com familiar com comorbidades, agora, todos que tenham entre 8 e 11 anos de idade podem se imunizar. A Clínica da Criança fica na rua Egídio Thomé com a rua Etelvino Custódio de Queiroz.

Período entre vacinas

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A secretaria destaca que os pais ou responsável devem observar se a criança tem mais de 15 dias desde a última vacina que recebeu (rotina) para receber a imunização contra Covid-19. O mesmo deve ser observado caso a criança precise tomar outra vacina (rotina) após a vacinação contra covid-19, ou seja, deve ter mais de 15 dias.

Após a vacinação

Após a vacinação, os profissionais de saúde solicitarão para que a criança permaneça no local em observação por cerca de 20 minutos, assim como é orientado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde.

Além disso, o acompanhante da criança será informado das principais reações normais da vacina (que podem ser isoladas ou mais de uma), que são: dor, inchado e vermelhidão no local da aplicação, febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia (dor muscular) e artralgia (dor nas articulações). E, em caso de a criança apresentar dor repentina no peito, falta de ar ou palpitações após a vacina, deve ser levada ao médico.

Identificação da vacina

A vacina para crianças é identificada por um frasco na cor laranja que contém uma dose de 0,2ml produzida pelo laboratório Pfizer, que é a recomendada pelo Ministério da Saúde para atender à imunização da faixa etária.

Crianças com comorbidade e deficiência

Para se imunizar, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsável legal para que manifestem sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência desses (pais ou responsável legal), a vacinação da criança deve ser autorizada (pelos pais ou responsável legal) por meio de um termo de assentimento. Clique aqui.

Lista de comorbidades e deficiências

Veja a lista de comorbidades consideradas de alto risco para o desenvolvimento de quadros graves da doença. O quadro vale tanto para familiares, quanto para crianças com comorbidade ou deficiência permanente.

 
Confira a reportagem completa:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas