RÁDIOS

MEIO AMBIENTE

Jacarés na Lagoa preocupam vereadores que pedem providências

Animais existentes na Lagoa Maior de Três Lagoas chama atenção, mas preocupa autoridades

Por Ana Cristina Santos
14/03/2017 • 16h49
Compartilhar

Os vereadores de Três Lagoas se reuniram na manhã desta terça-feira (14) para discutir medidas para evitar a possibilidade de riscos de acidentes com os jacarés existentes na Lagoa Maior da cidade.

A reunião foi proposta pelo vereador Antônio Rialino (PTdoB), em resposta a inúmeros pedidos de moradores que manifestaram a preocupação com a possibilidade de ocorrer acidentes envolvendo os jacarés. A preocupação aumentou após a divulgação de um vídeo de um jacaré comendo um cachorro na semana passada.

“Muitas pessoas nos procuram, a maioria querendo a retirada dos jacarés, ou sugerindo que a Lagoa seja cercada. Tem muitas famílias frequentando o local, falta conscientização, pois muitos querem se aproximar demais dos jacarés. Mas sabemos que temos que discutir tudo com profundidade e tentar evitar que algo aconteça o mais rápido possível”, disse Rialino.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Yamagati, informou que o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) determinou que a situação seja discutida e que sejam tomadas medidas urgentes para proteção, tanto da fauna silvestre, quanto das pessoas que frequentam o local.

Segundo o secretário, a ideia é fazer o manejo também das capivaras, de outros animais e de toda a área, mas com medidas prioritárias para os jacarés.

Uma reunião será agendada para a próxima semana com representantes do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em Campo Grande, para análise das possibilidades legais de atuação, pois qualquer intervenção sobre a fauna silvestre das lagoas tem que ser autorizada pelos órgãos ambientais.

Outra preocupação apresentada na reunião foi com relação ao risco da febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato que infesta as capivaras.

Além do secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti, participaram da reunião, o representante da Polícia Militar Ambiental, subtenente André Luiz Quijadas, o fiscal ambiental Flávio Fardin, e os vereadores Rialino, Isabel Cristina, Flodoaldo Moreno, Davis Martinelli, Ivanildo Teixeira e Sirlene dos Santos Pereira.
 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Meio Ambiente