RÁDIOS

MS

PIB da indústria cresce 4% e deve chegar a R$ 31,6 bilhões até 2024

Dados do Produto Interno Bruto foram apresentados pelo presidente da Federação das Indústrias de MS

Por Isabelly Melo / Rosana Siqueira
29/05/2021 • 11h00
Compartilhar

O Produto Interno Bruto (PIB) da indústria estadual cresceu 4%, saindo de 18% para 22% neste ano. A projeção é que o PIB industrial sul-mato-grossense chegue a R$ 31,6 bilhões até 2024. Os dados foram apresentados pelo presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems)), Sérgio Longen (Fiems), no ‘Desempenho Industrial’ elaborado pela equipe econômica da entidade.

O presidente da Fiems ressaltou que, apesar da crise causada pela Covid-19, o setor industrial tem driblado os problemas. “Estamos trabalhando setores, buscando a retomada da economia, lembrando que a prioridade é a saúde. E esses números mostram uma evolução clara, ou seja, é a indústria de Mato Grosso do Sul subindo numa curva bem interessante”, destacou.

O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, acompanhou o anúncio dos dados e destacou a força do setor agro na composição final dos resultados positivos. “A participação no PIB do agronegócio brasileiro aumentou de maneira substancial, ao contrário da indústria, que em função da concorrência e de não ter uma política específica, a indústria brasileira diminuiu”, informou.

O secretário disse ainda que, o objetivo central é alinhar o setor com a industrialização, elaborando políticas públicas que ampliem o leque de opções para a agroindustrialização. “Isso é o resultado da gente fazer a industrialização da carne, por exemplo, nós acabamos de assinar uma nova fábrica, lá em Bataguassu, de hambúrgueres, porque essa é a lógica que nós queremos, pegar a carne e processar aqui. Então, todo o nosso foco tem sido na agroindustrialização”, explicou Verruck.   

Conforme os dados, o segmento industrial que mais empregou e participou do PIB industrial foi o setor de frigoríficos e produtos de carne, gerando 33.745 empregos, 125 empresas representam 10% de participação no PIB, seguido pela indústria da construção com 23.714 empregados, 2.394 empresas com 19% de participação no PIB e, em terceira colocação, a indústria sucroenergética, gerando 18.229 empregos, 19 empresas com 15% de participação no PIB.

Nos últimos dez anos, segundo o presidente da Fiems, a indústria foi o segmento econômico que mais aumentou a participação no PIB do Estado. Hoje, o setor emprega mais de 136 mil trabalhadores em Mato Grosso do Sul, com expectativa de chegar a 150 mil em 2024.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de MS