Especialista

Ranger os dentes

Conheça o bruxismo infantil, distúrbio relacionado ao sono que pode causar diversos problemas odontológicos

24 JUL 2017 • POR Jonas Turolla • 15h32
“Mas é difícil não notar (o bruxismo). Ranger ou apertar os dentes com força involuntariamente é o que caracteriza o distúrbio” - Hugo Leal/ JPNEWS

Se o seu filho ou sua filha está rangendo os dentes enquanto dorme, saiba que é muito provável que ele/a esteja sofrendo do chamado bruxismo infantil. Classificado por especialistas como um distúrbio relacionado ao sono, o bruxismo atinge cerca de 19% das crianças e pode causar diversos problemas, como dor de cabeça e alterações na simetria do rosto.

O que é, no entanto, o bruxismo? Formada na Unip, em 2003, a odontopediatra Barbara Rosa de Queiroz explicou um pouco mais sobre esse distúrbio.

“Em crianças mais novas, (o bruxismo) pode ser consequência da imaturidade da formação do sistema neuromuscular decorrente da descoberta dos contatos dos dentes. Mas é difícil não notar o bruxismo. Ranger ou apertar os dentes com força involuntariamente é o que caracteriza o distúrbio”, ressaltou.

Ainda de acordo com a odontopedia tra, diversos fatores podem causar o bruxismo infatil. “Fatores psicossociais, prédisposição genética, fatores exógenos, como exposição ao álcool, cigarro, entre outros. Crianças que dormem menos de oito horas por noite também tendem a sofrer do bruxismo”, destacou.

Nascida em Três Lagoas, Barbara também esclareceu que, para o distúrbio ser diagnosticado, é preciso que haja queixas de alterações no sono da criança. “Sonolência diurna e fadigas já indicam um possível caso de bruxismo. Desgastes excessivos dos dentes e fadiga da musculatura mastigatória também devem ser observados”, afirmou Barbara.

É possível, no entanto, minimizar os impactos do bruxismo, segundo a três-lagoense. Para isso, o acompanhamento deve ser multidisciplinar. “Se faz necessário, claro, o apoio de um cirurgião dentista para o controle dos sintomas e desgastes dos dentes, mas, na verdade, o tratamento em conjunto com médicos e psicólogos, visando melhorar a qualidade de vida dessa criança”, finalizou.

 

Consequências do bruxismo:

- Desgaste dental
- Sensibilidade nos dentes
- Problemas na articulação da mandíbula
- Dor na mastigação
- Dor de cabeça
- Alterações na simetria da face
- Problemas estéticos e ortodentais
•Tecnologia x bruxismo: 

Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o app Desencoste seus dentes pode ser bastante útil no tratamento do bruxismo. A ferramenta emite lembretes no celular, cuja periodicidade pode ser programada pelo usuário, para ajudá-lo a não pressionar a mandíbula desnecessariamente. Além disso, o aplicativo traz páginas com curiosidades e informações sobre o apertamento dental.