Suspenso

Equipamento danificado prejudica Hemonúcleo e dispensa mais de 10 doadores

Unidade possui apenas esta máquina que é fundamental em uma das etapas da doação de sangue

11 AGO 2017 • POR Tatiane Simon • 12h00
Doação de sangue está temporariamente suspenso no Hemonúcleo de Três Lagoas - Hugo Leal/JPNEWS

O Hemonúcleo de Três Lagoas não está recebendo doadores de sangue desde o início desta sexta-feira (11) devido à danificação de uma máquina. O equipamento, segundo a coordenadora do estoque sanguíneo da unidade, a assistente social, Jaqueline Amália Rovari, tem papel fundamental em uma das etapas da doação de sangue, que é o de fracionar o sangue coletado e separar suas composições. Esta é a única máquina que o Hemonúcleo possui para realizar este tipo de serviço.

A coordenadora informou que os atendimentos foram prejudicados e estão interrompidos. “Já informamos a unidade de Campo Grande, e de lá virá um técnico. Não sabemos ainda se o equipamento ficou totalmente quebrado ou apenas danificado. A expectativa é que já na segunda-feira (14) voltemos a atender normalmente nossos doadores”, explica.

De acordo com Rovari, aproximadamente 10 pessoas foram até à unidade durante esta manhã interessados em doar sangue. O servidor público Juarez Rodrigues da Silva foi um deles. Portador do tipo sanguíneo A negativo, ele tem o costume de, frequentemente, fazer esta boa ação. “Sou doador há anos e, por iniciativa própria, fui até o Hemonúcleo hoje por volta das 8h e fui informado que eles não iriam coletar, o que me chamou bastante a atenção”, conta.