Conflito

Coreia do Norte suspende planos para atacar ilha de Guam

Líder norte-coreano Kim Jong-un avalia comportamento dos Estados Unidos antes de reagir

15 AGO 2017 • POR Agência Brasil • 11h30
Líder norte-coreano Kim Jong-un diminui as tensões com os Estados Unidos ao anunciar a suspensão dos planos de atacar a base norte-americano na ilha Guam, no Pacífico - KCNA/DPA/Agência Lusa/Agência Brasil

A Coreia do Norte reduziu a tensão com os Estados Unidos ao suspender por tempo indeterminado seus planos de atacar com mísseis a ilha de Guam, no Pacífico, onde os Estados Unidos têm uma base militar. As informações são da agência de notícias Télam.

O líder norte-coreano Kim Jong-un vai avaliar agora "por um período mais longo" o comportamento dos Estados Unidos antes de reagir, informou a agência oficial de notícias KCNA.

"Os Estados Unidos deveriam, inicialmente, tomar a decisão acertada e provar, por seu comportamento, que querem reduzir as tensões e evitar um conflito militar perigoso na península coreana", disse Kim.

Kim Jong-un afirmou, no entanto, que, caso Washington mantenha "suas ações extremamente perigosos na península coreana", não hesitará em tomar imediatamente uma decisão "importante".