Região

Programa do Sebrae reúne líderes de 11 municípios da Costa Leste

Palestras sobre logística, turismo, educação e consórcio na área de saúde pública foram os temas abordados por especialistas convidados pelos integrantes do programa

26 AGO 2017 • POR Kelly Martins • 09h21
Encontro é realizado pelo Sebrae e reúne empresários de 11 cidades da Costa Leste - Divulgação/Assessoria

Líderes de 11 cidades da Costa Leste de Mato Grosso do Sul se reuniram em Três Lagoas, durante o 4º Encontro de Desenvolvimento de Lideranças Regionais promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Palestras sobre logística, turismo, educação e consórcio na área de saúde pública foram os temas abordados por especialistas convidados pelos integrantes do programa.

O ex-secretário municipal de Educação do município de Sobral (CE), Júlio César da Costa Alexandre, que atualmente está à frente da pasta de Direitos Humanos e Assistência Social falou sobre educação. Ele atuou por 12 anos na área e falou aos participantes sobre os modelos positivos e o que poderá ser aplicado na região. 

“Educação é política estruturante de qualquer nação. Boa parte da humanidade está dentro de uma escola. Estrategicamente, esse é um local onde podemos desenvolver a formação de novos líderes. Vejo que o programa LIDER do Sebrae está fortalecendo um grande projeto nessa região. A sociedade civil organizada pode promover as mudanças que transformam toda uma nação”, enfatizou Júlio.

Saúde Pública

No encontro também foram abordados assuntos relativos aos problemas que afetam a saúde pública e a importância de se oferecer atendimento de qualidade a população. Os participantes puderam compreender melhor como os municípios podem resolver em conjunto, as demandas ambulatoriais, cirúrgicas, além da compra de equipamentos, medicamentos e infraestrutura hospitalar.
Turismo

A Costa Leste também precisa começar a explorar seu potencial turístico e uma das palestras buscou evidenciar as políticas, ordenamento, possibilidades e a importância de se identificar atrativos, diversificar os produtos oferecidos ao turista e oferecer oportunidades aos empresários. O turismo de negócio é atualmente uma alternativa importante para a região.

Logística

O Mato Grosso do Sul e o Brasil, enfrentam dificuldades para o escoamento da produção agrícola. Num país de dimensões continentais, é preciso investir em ferrovias, hidrovias, estradas e em aeroportos. Essas também foram questões abordadas durante o 4º Encontro de Líderes da Costa Leste. 

O evento também contou com a presença do Secretário-Adjunto Estadual de Meio Ambiente, Ricardo Sena, que pela primeira vez participou do projeto. Ele aproveitou a ocasião para falar sobre a expansão da região Costa Leste e os investimentos que o governo prevê realizar nos municípios. 

O projeto visa mobilizar lideranças para promover a integração entre os setores público, privado e o terceiro setor, de modo a construir junto à comunidade um processo de desenvolvimento sustentável de Três Lagoas e municípios vizinhos. Isso porque, de acordo com o Sebrae, há mais de 15 mil empresas na Costa Leste, que abrange 11 cidades (Três Lagoas, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Selvíria). Deverão ser realizados 10 encontros ao longo do ano.