Iniciativa

Projeto de paranaibense se torna referência para artistas do Estado

Projeto Colores imprime arte em muros abandonados, revitaliza espaços públicos e promove socialização com arte e cultura

1 SET 2017 • POR Leonardo Guimarães • 15h21
Felipe Freitas, à frente, e voluntários criam Painel Cultural no Recinto de Exposições de Paranaíba - Divulgação / Projeto Colores

Um projeto de recuperação de áreas degradadas e espaços públicos vem se tornando referência em arte e cultura na Costa-Leste de Mato Grosso do Sul a partir de Paranaíba (MS).

O Projeto Colores, de iniciativa do advogado Felipe de Freitas, conhecido como “Xodó”, que conta o apoio de voluntárias para seu desenvolvimento, tem imprimido obras de arte em muros abandonados, prédios e espaços públicos destinados a cultura e estabelecimentos e locais que contribuam para a promoção da arte no município.

Atualmente o projeto está sendo responsável pela revitalização do Instituto Paranaibense de Educação Popular (INPEP).

Recentemente também inaugurou um Painel Cultural dentro do Recinto de Exposições Daniel Martins Ferreira, em um evento que contou com exposição de quadros e apresentações de artistas do município. Para a conclusão do painel o projeto contou com ajuda de jovens e adolescentes voluntários.

De acordo com Felipe a iniciativa tem por objetivo incentivar a cultura e a arte no município. “Queremos imprimir nos muros e áreas degradadas a arte dos diversos artistas locais, deixando a cidade mais bonita”, afirmou ao JPNEWS o advogado e artista, que também é responsável pela criação e pintura, colocando literamente a mão na massa e na tinta.

Como o projeto não tem fins lucrativos, o Colores sobrevive de doações e parcerias. “Buscamos parceria com a população e a iniciativa pública e privada para a realização deste bonito projeto. Dependemos de todo tipo de ajuda”, disse Felipe.

Para a divulgação do projeto Freitas afirma mais uma vez contar com a ajuda de amigos e interessados, além das redes sociais. “Na divulgação do projeto estamos convidando a população para curtir a página, divulgando o trabalho dos artistas locais. Todos podem ajudar apresentando o projeto para artistas locais que queiram participar da iniciativa, na triagem de muros e áreas degradadas e na coleta de material como tintas, pincéis, pigmentos, sprays e tudo que servir para colorir nossa cidade.”, ressaltou Felipe.

As doações para as artes de reforma do INPEP podem ser feitas no link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/espaco-cultural-inpep, e doações para o projeto pelo telefone 67 98119 – 7595, diretamente com o advogado responsável.