ESPORTES

Meninas do Basquete de Três Lagoas seguem para nacional em Curitiba

Vencedores do Jojums somam mais de 150 atletas em várias modalidades para jogos no PR

11 SET 2017 • POR André Barbosa • 08h30
Equipes participam com mais de 150 atletas do MS que disputaram os Jojums - Reprodução

Atletas de Mato Grosso do Sul, com idades entre 12 e 14 anos, seguiram no domingo (10) para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba (PR), sob o comando da Fundesporte. Entre as equipes, estão estudantes de Três Lagoas, com boas chances de trazer o título para casa, como as meninas do basquete. A abertura está marcada para a noite de 12 de setembro, no ginásio do Círculo Militar. A partir do dia 13, as competições são no atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez.

Para representarem o Estado na etapa nacional, os garotos e as garotas tiveram que vencer a seletiva estadual: os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul. Divididos em três edições – duas coletivas e uma individual – os Jems definiram os mais de 150 atletas.

 

Três Lagoas

No basquete, as meninas da Escola Parque São Carlos, de Três Lagoas, medalhistas de bronze da segunda divisão de 2016, voltam à competição pela terceira vez seguida, em busca de mais um pódio. No masculino, a equipe de Ponta Porã recuperou o título estadual. A meta agora dos garotos da Escola Jardim Ivone é a conquista de uma medalha. As garotas embarcaram em Bataguassu.

 

Futsal

No futsal, os meninos da Escola Raul Sans de Matos/Funlec de Campo Grande jogam o JEJ com o objetivo de fazer MS subir para a segunda divisão. No feminino, o time da Escola Presidente Vargas de Dourados tem a mesma intenção.

 

Vôlei

O time masculino da Escola Calvoso de Ponta Porã quer voltar ao pódio. A estreante equipe da Escola Reynaldo Massi de Ivinhema, não tem objetivos menores.

 

Judô

A equipe de judô é uma das que mais tem expectativa de pódio. Tradicional no esporte e com renome nacional, Mato Grosso do Sul é sempre um dos destaques na modalidade. Em 2016, foram sete medalhas, contra cinco de 2015. A meta é manter bons resultados. Outras medalhas devem sair das piscinas e dos campos e pistas de atletismo.

No ano passado, MS abocanhou 12 medalhas nas modalidades individuais.

 

Times

No dia 17, os jogos começam para os times de basquete, futsal, handebol e vôlei. No handebol, as medalhistas de ouro da segunda divisão de 2016, da Escola Licurgo de Campo Grande, jogam com a dura missão de manter MS na elite da modalidade. No masculino, o objetivo da equipe de Jardim que também retorna à competição é mais ousado. Os meninos da Escola Castelo Branco buscam um lugar no pódio da primeira divisão.

Os Jogos Escolares da Juventude etapa 12 a 14 anos começam dia 12 de setembro e seguem até o dia 21, em Curitiba. A meta é manter os bons resultados dos últimos anos. Em 2016, foram 14 medalhas e em 2015, 11. A delegação é comandada pela Fundesporte e financiada pelo Governo do Estado.

* Com informações da Fundesport.