Fiscalização

Departamento fiscaliza atividades na área de mineração em Três Lagoas

Município existe um número considerável de empresas que atuam nessa área de exploração de mineração

27 SET 2017 • POR Ana Cristina Santos • 19h04
Departamento fiscaliza atividades na área de mineração em Três Lagoas - Ana Cristina Santos/JPNEWS

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) do Mato Grosso do Sul iniciou nesta semana a fiscalização das empresas que possuem atividades na área de mineração em Três Lagoas.

Segundo o superintendente estadual do DNPM, Alexandre Monteiro Rezende, a fiscalização ocorre a pedido do Ministério Público Federal que solicitou fiscalização em uma empresa localizada entre os municípios de Três Lagoas e Brasilândia.

O departamento já aproveitou para realizar fiscalizações nas demais empresas e setores que exercem atividades na área de exploração de mineração em Três Lagoas. O DNPM está com duas equipes. Uma que atua na área de produção mineral e outra que analisa a parte da arrecadação. As empresas que exercem atividade na área de mineração são obrigadas a pagar royalties ao governo.

Em Três Lagoas, de acordo com o superintende, existe um número considerável de empresas que atuam nessa área de exploração de mineração. O município tem empresas que atuam no ramo de água mineral, na exploração de cascalho, areia, argila e pedra brita. “Existe sim uma atividade mineral consistente em Três Lagoas”, comentou.

Ainda de acordo com Alexandre, a mineração é o terceiro setor que mais gera empregos e arrecadação no País. A exploração legal, realizada dentro das normas, dos critérios rigorosos, segundo ele, não causa prejuízos para o meio ambiente. São previstas, inclusive, a recuperação das áreas exploradas.

O empresário Magidi Thomé Filho exerce atividade nesta área em Três Lagoas e disse que são várias etapas para explorar os serviços e que cumpre as normas, inclusive, contribui para o desassoreamento do rio Paraná.