Pesquisa

Ibope aponta que brasileiro ouve rádio por quase 5 horas diariamente

Grupo RCN de Comunicação, com rádios em Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Paranaíba, inaugura CBN em Campo Grande

30 SET 2017 • POR Sergio Colacino • 08h23
Pesquisa mostra que o rádio é um dos meios de comunicação favoritos pelo dinamismo da informação - Hugo Leal/JPNEWS

Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, realizada entre maio e julho de 2017, aponta que o tempo médio diário dedicado pelo brasileiro à atividade de ouvir rádio é de 4 horas e 40 minutos. Ainda segundo o Ibope, 35% dos ouvintes declararam ouvir rádio quando precisam de uma atualização rápida das notícias. Além disso, 32% disseram prestar atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada no meio – de janeiro a julho deste ano, foram ao ar mais de 3 milhões de inserções publicitárias.

“Hoje com a correria do dia a dia e a quantidade infinita de informações em todas as mídias, o rádio se tornou mais forte ainda, se aliando com as novas tendências, com as redes sociais, os portais de notícias, com o novo jornalismo. Por isso ele continua sendo uma fonte importante de informação e prestação de serviço, pois o rádio além de fazer companhia para o ouvinte, informa desde o factual, passando pela promoção do mercado, da loja de eletro, até o show musical. Sendo, assim, o veículo de comunicação que melhor se adequa as nossas vidas”, opina o coordenador artístico do Grupo RCN de Comunicação, Fernando Moraes.

Em Três Lagoas, o Grupo RCN tem duas rádios: a Cultura FM e a Band FM, líder de audiência na cidade. A Band, inclusive, foi destaque na pesquisa da Kantar IBOPE Media, que apontou que a emissora alcançou 280 mil ouvintes por minuto durante o horário comercial, no período das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira na Grande São Paulo. 

“A programação musical, as promoções, o formato de comunicação, tudo isso é padronizado. A programação que é líder em São Paulo, é líder aqui também”, explica Fernando.

A pesquisa aponta ainda que 52 milhões de pessoas escutam rádio em 13 regiões metropolitanas no Brasil, sendo 52% mulheres e 48% homens. O pico de consumo do meio ocorre entre 10h e 11h da manhã, quando o rádio alcança 37 milhões de pessoas diferentes em um intervalo de 30 dias. O alcance é maior entre a população jovem. De acordo com o levantamento, 91% dos entrevistados entre 15 e 19 anos declararam ouvir rádio por ao menos um minuto nos últimos 30 dias. Este alcance é de 90% entre as pessoas de 20 a 34 anos e de 90% entre os 35 e 49 anos.

CBN Campo Grande

Até o final de outubro, o Mato Grosso do Sul vai ganhar uma afiliada da CBN, a Rádio que Toca Notícia. O projeto é mais um passo importante do Grupo RCN de Comunicação, que passa a integrar a maior Rede de radiojornalismo do Brasil. A estrutura física, técnica e a montagem da equipe de profissionais que vão integrar o time CBN em Campo Grande estão num estágio avançado e a previsão é que a emissora inicie suas transmissões até o dia 30 de outubro. 

A parceria com o Sistema Globo de Rádio é mais uma conquista empresarial e um passo importante para a Costa Leste e o Mato Grosso do Sul no processo que visa a integração econômica, social e empresarial entre as cidades e as unidades da federação. “Vamos integrar os municípios através da CBN e levar ao país notícias diárias que acontecem no Mato Grosso do Sul. Consideramos muito importante o fato desse projeto estar sendo conduzido por um grupo empresarial da nossa Três Lagoas”, destacou Estevão Congro, diretor executivo do Grupo RCN.