Decisão

JBS vai retomar abates em nove frigoríficos do Estado

O grupo assumiu o compromisso também de manter as atividades normais e os empregos gerados

22 OUT 2017 • POR Ana Cristina Santos • 07h30
Governador se reuniu nesta sexta-feira (20) com empresários e deputados - Divulgação/Assessoria

O grupo JBS vai retomar na segunda-feira (24) os abates nos sete frigoríficos instalados em Mato Grosso do Sul e manter os investimentos em andamento. A garantia foi dada pelo presidente da Divisão de Carnes da empresa, Renato Costa, durante reunião com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), no final desta sexta-feira.

No início da semana, a empresa anunciou a paralisação das atividades nessas unidades. A decisão deve-se ao bloqueio de R$ 730 milhões da conta da empresa, determinado pela Justiça a pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa que apura irregularidades fiscais e tributárias nos negócios do grupo.  

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garcia de Souza, a paralisação das atividades já tem causado impacto no Estado, pois pecuaristas não têm opção para vender o gado no Estado. 
Outra preocupação é que o fechamento das unidades pode acarretar em mais de 15 mil demissões, bem como na redução de impostos. 

ALTERAÇÃO
No entanto, em reunião no final da tarde de ontem, ficou acertado que na segunda-feira as assessorias jurídicas da JBS, da Assembleia Legislativa e do governo apresentarão ao juiz que determinou o bloqueio, a minuta de um acordo em que a empresa se compromete a oferecer bens em garantia para ressarcir o Estado pela dívida acumulada, para que possa ter as contas desbloqueadas. 

O grupo assumiu o compromisso também de manter as atividades normais e os empregos gerados.