Sem fraude

Confira dicas para não ter prejuízos nas promoções da Black Friday

Procon alerta aos consumidores checarem preços de produtos um dia antes

22 NOV 2017 • POR Kelly Martins • 06h45
Arquivo/JPNEWS

A próxima sexta-feira (24) será marcada por grandes promoções em estabelecimentos comercias e lojas virtuais. É o “Black Friday”, data especial que os consumidores aguardam eufóricos pela possibilidade de comprar um produto por preço bem menor e pelas liquidações. Por outro lado a compra pode se tornar um pesadelo se não for tomado alguns cuidados. E se o produto não chegar? E se o preço for modificado na hora do fechamento da compra?

Entidades ligadas à defesa do consumidor, como o Procon, alertam para possíveis propagandas enganosas no período. Consumidores devem ficar atentos nas empresas do segmento para não cair em armadilhas do tipo “black fraude”. O JPNEWS elaborou uma lista de recomendações e cuidados na hora da compra para não ser enganado. Confira:

 - A sugestão é pesquisar uma ou duas semanas antes, para quando chegar o dia da Black Friday comparar se realmente houve a redução de preço. A dica é para que o consumidor não feche o negócio se notar que os descontos são enganosos.

 - Caso o consumidor identifique práticas inadequadas, a orientação é que busque os direitos. O primeiro passo é procurar o gerente ou responsável pela loja. 

- Quanto às compras em lojas virtuais é importante que o consumidor consulte a procedência da empresa.

- As compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis.

- Outro ponto é saber que as lojas virtuais são obrigadas por lei a oferecer opção de devolução ou troca de produtos por até sete dias após a data da compra.

- Não compre utilizando computadores de terceiros ou por meio de redes wi-fi públicas.